Remover um HD sem reinstalar o sistema

Pessoal,
   Muito obrigado pela ajuda, só mais uma dúvida, provavelmente não vou
conseguir outro
HD então vou ter que ficar só com os 2. Isso não é problema pois como podem
ver
abaixo espaço tem para fazer isso:

acs:/etc# df -k
Filesystem           1k-blocks      Used Available Use% Mounted on
/dev/sda2              3612272     53132   3375600   2% /
/dev/sdb2              2522076    565964   1827996  24% /usr
/dev/sdb3              4965096     82112   4630764   2% /var
/dev/sdc1              4032124       112   3827184   1% /home

se eu entendi isso significa que eu tenho 3 HDs
sda, sdb, sdc sendo que o sdb possui duas partições ?

tb não tenho certeza mas acredito que o que está com problema é o sdb
a dúvida é o seguinte, crio um diretório dentro do / por exemplo e copio
todo o conteúdo do /var e /usr para dentro ou vai ser preciso reparticionar
o HD que vai receber os arquivos ?

No linux tem como reparticionar sem perder arquivos ? e o arquivo arquivo
fstab como ficaria após as alterações ?
no momento ele está assim
acs:/etc# cat fstab
#
<pass>
/dev/sda2       /               ext2    errors=remount-ro       0       1
/dev/sdb1       none            swap    sw                      0       0
proc            /proc           proc    defaults                0       0
/dev/fd0        /floppy         auto    user,noauto             0       0
/dev/cdrom      /cdrom          iso9660 ro,user,noauto          0       0
/dev/sdb2       /usr    ext2    defaults                        0       2
/dev/sdb3       /var    ext2    defaults                        0       2
/dev/sdc1       /home   ext2    defaults                        0       2

obrigado pela ajuda, se puderem me indicar documentação sobre o assunto
ficaria
grato

Abraços, Felipe