impressora e audio

Olá pessoal,

Gostaria de fazer algumas perguntas:

1. Como se instala uma impressora na Debian 3.0 ?  Existe alguma interface
gráfica para isso? O kernel faz diferença? Estou usando kernel 2.2.20-idepci.

2. Minha placa de som não funciona. No boot aparece a mensagem

Error while initializing the sound driver: device /dev/dsp can't be opened.
Permission denied. The sound server will continue, using the null output
device.

O resultado de ls -l /dev/audio é
crw-rw----    1 root     audio     14,   3 Mar 14  2002 dsp

Na instalação tinha que escolher entre dsp e outros. Na hora não sabia e
optei por dsp. Seria isso? Tem como mudar? Acho que faltou instalar muita
coisa como por exemplo sndconfig.

3. Como se faz o upgrade do kernel? Valeria a pena?

Desculpe a quantidade de perguntas, mas é que estou meio perdido. Qualquer
dica/orientação será muito bem vinda.

Desde já muito obrigado.
Luiz Fernando