Re: debian como servidor de arquivos

Marcio de Araujo Benedito <china@pbh.gov.br> writes:

> [...]
> arquivos em uma rede windows. Vou configurar o samba para ser um PDC
> e colocar um .bat no /home/netlogon para montar o /home do usuario
> como uma unidade z: no windows, de forma que o usuario, de qualquer
> maquina da rede, possa ter acesso a seus arquivos. De noite uma
> rotina no cron compacta estes homes e uma outra rotina na minha
> maquina pega este arquivo compactado atraves de FTP para backupear
> em uma fita. Isso ja foi testado no nosso laboratorio, mas antes de
> colocar em producao, gostaria de saber se esta e a melhor maneira de
> fazer isso, sem alguem fez algo semelhante.

Eu fiz basicamente isso e funciona bem. O que acho que voce pode
melhorar eh o backup. Nao use FTP, use SFTP assim voce consegue que
sua senha nao fique "nadando" pela rede em texto puro.

> Gostaria tambem de pedir um script que fizesse esta compactacao do
> /home e jogasse o arquivo compactado no diretorio /home/ftp/pub para
> ser baixado.

Voce pode usar varios aplicativos para isso, eu usaria (neste caso) o
tar. Podes dar uma olhada no manual (man tar).

Por exemplo:

#: tar -cjf home.tar.bz2 /home && mv home.tar.bz2 /home/ftp/pub

[]s

--
        O T A V I O    S A L V A D O R
 E-mail: otavio@debian.org      UIN: 5906116