Re: ADSL SPEEDY !

-------Original Message-------

From: Miguel Facchini
Date: sexta-feira, 16 de agosto de 2002 06:56:55
To: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Subject: Re: ADSL SPEEDY ! problemao

Bom dia,

Eu tenho ADSL aqui no RS, talvez o sistema seja diferente ai de SP, mas aqui

no meu eu não uso DHCP. Como aqui infelizmente e felizmente tenho um windows

tb, nele não precisa configurar absolutamente nada e ele mesmo pega o IP do
router, copiei este IP, e coloquei ele setado na mão no Debian.
Você terá que alterar os arquivos:
/etc/resolv.conf
/etc/hosts
/etc/network/interface

Amigos,

Uso uma conexao a cabo, aki em casa e tenho amigos
q estao utilizando ADSL tudo em Uberlandia MG via CTBC e aki
a coisa funciona assim:
1 - Vc esta conectado numa, digamos, MAN (uma rede metro
politana) como uma makina cliente da rede da sua provedora de
servico (companhia telefonica ou operadora de cabo). E, provavel-
mente, vc utilizando um client dhcp vai conseguir pegar um ip inva-
lido do tipo 10.X.X.X ou 192.1.X.X ou qualquer combinacao de ips
invalidos que lhe inserira nesta subrede!!!
2 - Feito isso, vc precisa utilizar um protocolo especial para
autenticacao para acessar seu provedor e, para q este, te libere um
ip valido para navegacao!! (lembrando q ha uma lei q vc nao precisa
mais assinar um provedor separado a companhia q te oferece o ser-
vico de ADSL/CABO eh obrigada a te prover internet sem custo adi-
cional!!!) Esse protocolo eh chamado de pppoe (ppp over ethernet
protocol!!!). Para isso vc baixa a ferramenta rp-pppoe e instala ela
no seu equipamento!!
Com isso o mais correto seria vc, primeiro conseguir um ip invalido
na subnet do seu provedor de servico e, depois startar o rp-pppoe
entretanto, as coisas mudaram um pouquinho, esse novos modems
estao vindo com um suporte a mascaramento de ips nativo o q permite-
nos criar routers/gateways/firewalls com um equipamento com apenas
uma placa de rede!! (podendo ate, escolher a classe de ips invalidos
q queremos usar em nossa subnet!!) funciona da seguinte forma!!
1 - No servidor da companhia q presta o servico ha um forward de um
ip valido para o seu ip invalido do seu modem!!! (notem q eu disse forward
e nao masquerade pq soh vc vai utilizar aquele ip valido e mais ninguem!!
[pelo menos eh o que deveria acontecer!!!!])
2 - No seu modem ha um forward/masquerade (alguns modems...) do
ip invalido da subrede da companhia e o ip invalido da sua subrede!! entao
vc pega um hub liga-o no modem e entao conecta os outros equipamentos!
configura o seu router/gateway/firewall para repassar os pedidos para ppp0
e pronto, vc tem uma rede montada com uma unica placa de rede!!
Os outros equipamentos da sua rede soh poderam acessar internet de
duas formas
1 - Utilizando o micro com pppoe como gateway;
2 - Usando pppoe e autenticando mais de uma makina, alguns provedores
ate permitem so q cobram uma salgada taxa adicional por isso!!! por isso nao
recomendo!!
Nao vou nem dar a dica e dizer q, com um 386 sem hd com 12mb de ram
e uma placa de rede isa q, no seu trabalho, o sysadmin disse q estava estra-
gada e q ia jogar fora soh pq nao conseguia configurar o io e irq correto
pra
ela e vc levou pra casa! e um linuxinho de um diskete, como o coyote vc
pode compartilhar seu link de 256K ou 512K com seus vizinhos e nao ter
a conta de internet muito salgada!!! Soh nao se esqueca de colocar umas
regrinhas de firewall pra impedir download de filmes e musicas! pra nao
virar a mesma carroca de uma conexao discada e aproveite!!

Fui!!

Qualquer coisa....

OBS: acho q nao existe muita diferenca entre os servicos de diferentes
regioes!!!

"Ferramentas, sem cerebro, sao simples aderecos!"
Leoarend
leoarend@terra.com.br
ICQ: 42123408
Debian GNU/Linux 2.2r6