[FORA DO TOPICO] Desabafo!

<DISCLAIMER>
Se voce nao gosta de mensagens fora do topico central da lista, DELETE ESTA AGORA!
</DISCLAIMER>

Colegas;

Venho dividir com voces a minha tristeza:

Tenho um notebook HP OMNIBOOK, que tem so linux e totalmente funcional. A unica coisa que nao funcionava era o winmodem ess, que nao tinha suporte ao linux. Mas nao me fazia falta, pois tenho um cartao de modem pcmcia que uso perfeitamente para conexoes dial-up.

Um dia destes, trocando umas ideias no canal #debian internacional, vi uma mensagem de um usuario mencionando um e-mail que circulou na lista debian-laptop sobre este modem. Verifiquei no historico da lista e vi um link para um faq sobre winmodems. Neste site fala sobre um possivel suporte a este modem na distro Mandrake, com o link para a thread da lista especifica de usuarios do notebook HP [1]. Me inscrevi nesta lista e esmiucei o assunto, ai veio a informacao de que uns funcionarios da HP francesa estavam desenvolvendo o modulo para este modem em conjunto com o core team da Mandrake. Pedi entao uma copia dos fontes, e os caras nao me deram porque o modulo nao estaria sob a GPL (ou outra licenca que permitisse o acesos aos fontes). Mesmo assim, o cara da HP francesa me mandou o link[2] para fazer o downlod do modulo, mas me adiantou que "so funcionaria na Mandrake", que se eu quisesse era so trocar de distro.

Assim mesmo fiz o download do modulo e tentei instalar, e veio a mensagem de erro de que este modulo foi compilado para o kernel 2.4.18-6mdk, enquanto meu kernel era 2.4.18.

Ai, postei a choradeira na lista de usuarios dos notebooks HP, e um cara me respondeu, em private, que era possivel "enganar" o modulo, fazendo uma compilacao do kernel personalizando-o de forma que o modulo achassse que ele estaria trabalhando numa maquina Mandrake.

Seguindo as orinetacoes dele, editei o Makefile do kernel e acrecentei, na linha 4, o paramentro -6mdk. O resultado e que apos a compilacao obtive o kernel 2.4.18-6mdk[3], e assim consegui instalar o modulo e ter o modem funcionando (estou conectado a internet usando ele para enviar esta choramingacao).

Bem, depois desta historia toda o que eu fico pensando e se vale a pena eu me sujeitar a vontade do cara que fez o modulo. Tudo bem que ele nao queira disponibiliza-lo sob uma licenca livre, mas que nao me obrigasse a trocar de distro, ou o que eu acho pior: me obrigar a adotar uma tatica de fraude, para que o dispositivo de verificacao do modulo nao  se recusasse a trabalhar em outra distro que nao a Mandrake!

Vou pensar muito nisso, mas estou decidido a nao usar este modulo. Nao por puritanismo de nunca ter codigo proprietario rodando na minha maquina, mas por tristeza de me ver obrigado a fraudar o kernel para ter o modem do notebook funcionando. Como o modem pcmcia me atende e ja fou compro e pago, esperarei por outra solucao, que permita o funcionamento do modem de maneira licita.

[1] http://zurich.ai.mit.edu/pipermail/omnibook/2002-March/001155.html
[2] http://luftstrom.bastun.net/ess-modem-1989.tar.gz
[3] motilla:/home/china# uname -a
    Linux motilla 2.4.18-6mdk #1 Ter Jul 30 10:08:10 BRT 2002 i686
    motilla:/home/china#

Obrigado aos que leram ate aqui!

[]'s
--
Marcio de Araujo Benedito - china@pbh.gov.br
Empresa de Informatica e Informacao do Municipio

Sem sorte não se come nem um Chica-bon. Você pode engasgar-se com o palito ou ser atropelado pela carrocinha

--Nelson Rodrigues