relay, postfix, pop, etc (era: Re: SMTP gratuít o)

mocada,

aproveitando o embalo, gostaria de pedir a opiniao dos mais experientes em
smtp... seguinte - estou instalando um servidor smtp numa maquina debian
woody (com ip fixo e dominio registrado) e optei pelo postfix em
detrimento ao exim (que eh o que vem por default no debian). porem estou
com uma duvida:

o postfix vem "fechado" para relay. entao eu soh consigo enviar e-mail
externo se eu indicar o ip para o qual ele deve estar aberto (ips dos
usuarios de e-mail @meu_dominio) ou especificar os dominios numa lista
para os quais ele deve liberar automaticamente (adicionei o terra e
consegui enviar mensagens para ele).

pergunta: nao tem uma forma melhor do meu smtp nao virar centro de spam?
nao gostaria de ter que liberar ip a ip (imaginem usuarios dial-up) e
inserir dominio a dominio na lista eh inviavel... como um smtp "decente"
funciona na pratica? li algumas coisas sobre sasl, pop-before-smtp, etc...
o que seria melhor neste caso para implementar em conjunto com o postfix?
(qmail|exim|sendmail|etc) tem solucoes melhores?

outra coisa: pop. imagino que o postfix nao trabalhe na parte do pop. que
daemon eu poderia usar para trabalhar em conjunto com as caracteristicas
do postfix (aliases, redirecionamentos, etc)?

obrigado pela atencao,

marcio kuchma