Re: +-off CNPq - Comunicado (fwd)

Em Sex 14 Jun 2002 17:07, Gustavo Noronha Silva escreveu:

> Radicalismo quase nunca é visto com bons olhos... no processo contra a
> MS, por exemplo, só mensagens do tipo:
>
> "Eu acho que um monopólio é ruim e por isso a MS deve ser condenada"
>
> foram levadas em conta... coisas tipo:
>
> "Eu odeio a MS" foram jogadas para /dev/null pelos tribunais... e eles
> estão certos, IMO... argumentação é o melhor

No caso dos
orgão públicos que ficam localizados em Brasília   eu acho
que, se depois de enviar muitos argumentos,
 a coisa não mudar a minoria tem que
fazer um ato espetacular para os argumentos da minoria
ganhar visibilidade.
Obviamente, antes é melhor fazer a coisas como
tentar SBFs etc,  etc, mas a minoria
tem que ter um leque bem amplo de possibilidades
de ação pois poderá apenas
gastar saliva e papel com argumentos.

Provavelmente existe corrupção ou preguiça
de funcionárioss que não querem mudar
procedimentos depois de ouvirem todos os argumentos.
Tais gerentes ficarão com as cabeças mais
preparadas  para compreenderem  os argumentos da minoria se os holofotes
da imprensa estiverem acompanhando. A minoria deve ter a inteligência
para não jogar um avião no CNPQ mas elas talvez se veja obrigada
a tornar pública  suas
reclamações e argumentos  se eles
terminarem em  /dev/gaveta_do_funcionário.

Mas o Kov quer resultados mais amplos do que benefícios
apenas para os bolsistas do CNPQ.
No caso de ação de orgão públicos que prejudicam os
usuários de sistemas diferentes do MS é necessário um
novo conjunto de leis que impeçam os orgãos públicos
de serem linha auxiliar de monopólios
privados.  Algumas empresas concorrentes
possuem interesse nisso e elas como empresas já
são organizadas e possuem maior $ para lobiar o Congresso.
Já, na minha opinião,  os usuários individuais precisam de um
forum para depurar opiniões e articular ações. No Brasil
eu conheço apenas  o cipsga (www.cipsga.org.br).

Porém, todavia,  o cipsga  atualmente possui
sérios problemas:

(1)É oculto os seus métodos e objetivos.  Parece
partido clandestino. Não é possível radicalidade com
ação tão clandestina.  A coisa mais difícil é descobrir
o que é o cipsga.

(2)O cipsga não tem estrutura para arrecadar dinheiro
para campanhas. Muitas vezes é necessário imprimir cartazes,
buttons, etc, pagar advogado, etc para realmente defender
a liberdade dos usuários contra
os monopólios.

(3)A cipsga é um comitê de incentivo a produção,
não fica claro se é um comite que articula
interesses dos usuários.

(5)O cipsga precisaria nunca precisar de utilizar
servidores de orgão do *Executivo*  para hospedar
suas páginas.  Se o cipsga quiser articular
interesses de usuários ela necessariamente vai se tornar
uma entidade de ação política que congrega interesses privados
de seus apoiadores e ela ganha maior amplitude
se não for confundida como braço do partido
político que esteja na direção do Executivo.

(6)O cipsga não é radical pois na sua primeira página (www.cipsga.org.br)
perde o foco ao apontar para páginas com outros assuntos ditos alternativos
que vão desde órgaos vinculados a igreja católica até o jornal
do Partido Comunista Cubano.  Com isto a página distrai o leitor para  fora
do foco que seria do cipsga.  O cara da Assembléia de
Deus fica com um pé atrás, o ateu idem.

   Embora eu aponte todos estes problemas no cipsga eu
teria imensa dificuldade para fazer coisa melhor,  então prefiro seguir
a linha do Kov de tentar argumentar e nunca tentar  invadir os
servidores do cipsga.  Eu acho que no Brasil é muito difícil fazer qualquer
coisa como o cipsga e a comunidade de usuários que preza a liberdade é
relativamente
pequena e seria muito ruim pulverizar as forças.  Mas tenho
a impressão que infelizmente o  cipsga não toma o cuidado com detalhes.
Mas o cuidado com detalhes é muito importante para uma
defesa radical da liberdade do usuário de programas de computador.
Em geral as licenças vem com letras miudinhas.

Este texto está sem revisão. Barbaridades de concordância
ocorreram. É um tremendo off-topic(sic), que  não foi colocado
em ourtra lista porque eu ainda não sei que lista seria mais adequada.
Kov se voce achar outra lista adequada fique livre para reremeter
para lá e me indicar qual a lista,  que eu  assino.

Odair