Qmail + Debian

Bom Dia!

Estou tentando configurar o servidor qmail no meu debian...
Aparentemente após todo processo de instalação, o servidor
está aparentemente rodando. Aparecem todos os processos na
lista, mas o servidor simplismente não responde a maquina
nenhuma da rede. A configuração está aparentemente OK (Segui
os passos e dicas de vários tutorias para a configuração).

Para instalação, fiz a compilação utilizando "make".

A instalação do meu Debian é a mais simples possivel, contem
so o driver da placa de rede, o servidor qmail e bibliotecas
de c e c++, nem o servidor gráfico eu instalei.

Pergunta:

1.) Tenho que editar algum arquivo para que o servidor fique
"escutando" as portas 25 e 110.

2.) Alguém já passou por isso e pode me aconselhar algum
tutorial mais especifico ao debian

3.) No site qmail, existe um link para baixar os arquivos
deb, que não leva a lugar nenhum! Alguém sabe onde posso
achar estes arquivos?

Mais uma vez, muito abrigado!!!

Marcelo,
marceloandre@secrel.com.br