Re: Qmail + Debian

Arquivos necessarios: para executar o pop3 e smtp sem o arquivo inetd.conf

- ucspi-tcp: http://cr.yp.to/ucspi-tcp.html
- checkpassword: http://cr.yp.to/checkpwd.html

# tar zxvf /caminho_do_arquivo/ucspi-tcp-x.xx.tar.gz
# tar zxvf /caminho_do_arquivo/checkpassword-x.xx.tar.gz

 SMTP e POP3 pelo inetd

          Basta editar seu arquivos chamado "inetd.conf" e inserir as
seguintes linhas:

# vi /etc/inetd.conf

smtp stream tcp nowait qmaild /var/qmail/bin/tcp-env tcp-env
/var/qmail/bin/qmail-smtpd
pop3 stream tcp nowait root /var/qmail/bin/qmail-popup qmail-popup
email.servidorqmail.com.br /bin/checkpassword /var/qmail/bin/qmail-pop3d
Maildir

Obs_1.: Só existem duas linhas mostradas anteriormente, uma para o "smtp" e,
outra para o "pop3".
Obs_2.: Para utilizar o pop3 é necessário instalar o "checkpassword", que
será mostrado no próximo tópico.
Obs_3.: A utilização do pop3 e smtp do qmail via inetd deve ser feita em
servidores com baixo fluxo de mensagens, para uma maior carga, utilize o
modo tcp-server apresentado no tópico 3.9.2 .

 SMTP e POP3 pelo ucsip-tcp

          Para serviços muito ocupados/carregados, devemos utilizar o
tcp-server que acompanha o pacote ucspi-tcp. O ucspi-tcp é uma programa que
pode substituir o inetd. Para o qmail-pop3d consiste em três módulos:

- qmail-popup: obtém o nome do usuário e senha;
- checkpasswor: autentica o nome do usuário e senha;
- qmail-pop3d: é o daemon do POP3 do qmail;

          Normalmente, o qmail-popup é executado via inetd ou tcp-server,
escutando a porta 110 (padrão do POP3). Quando a conexão é feita, é
solicitado o nome do usuário (username) e senha. Logo após, é chamado
programa "checkpassword" e, quando verificado é ativado o qmail-pop3d, isso,
quando os dados foram verificados e aceitos.

          Então, para que isso ocorra, precisamos instalar o tcp-server e o
checkpassword, visto abaixo:

- Instalando o tcp-server

          O tcp-server, como dito anteriormente, faz parte do pacote do
ucspi-tcp, logo, faremos a instalação do mesmo.

# cd /usr/src/srvemail/ucspi-tcp-x.xx

# make setup check

- Instalando o checkpassword

# cd /usr/src/srvemail/checkpasswrd-x.xx

# make

# make setup check

- Inicializando os serviços SMTP e POP3

          Feita a instalação destes módulos adicionais, basta iniciar os
serviços:

SMTP:

# /usr/local/bin/tcpserver -u $(id -u qmaild) -g $(id -g qmaild) 0 25
/var/qmail/bin/qmail-smtpd 2>/dev/null&

POP3:

# /usr/local/bin/tcpserver 0 110 /var/qmail/bin/qmail-popup
email.servidorqmail.com.br /bin/checkpassword /var/qmail/bin/qmail-pop3d
Maildir 2>/dev/null&

Obs_1: Cada comando acima é executado em uma única linha.
Obs_2: Altere no comando de POP3 o domínio "email.servidorqmail.com.br" para
o host+domínio de sua máquina servidora de emails.

depois e so testar
telnet 0 25
telnet 0 110

falow