Re: [Off-Topic] E os politicos no Brasil? (era: Em defesa do software livre)

>    Tenho meus proprios pensamentos quanto a isso e
> naum concordo completamente com voce. O software
> livre eh um bem da humanidade. Por definicao eh
> apartidario.

Nao existe bens da humanidade. O que existe sao os
bens que as classes politicas (O Grupo Debian-br, por
exemplo) organizadas, portanto partidarias,
disponibilizam para o povo.
Nao existe politica sem partidarismo. Veja mais
adiante...

>    Sim. Mais uma prova que o software livre eh
> apartidario. Naum gera dinheiro diretamente para
> fomentar campanhas politicas.

Primeiro: Sem dinheiro ninguem faz nada. Segundo, a
luta pelo software livre eh uma politica. Logo, tomar
partido deste ou daquele software eh praticar politica
partidaria, sim.

>    Naum acho que software livre conflita com
> politica per se, soh acho que conflita com a
> politica *partidaria* que temos no Brasil. Explico
> mais adiante...

O Brasil está como está (sem identidade nacional, sem
amor a patria ao contrario de argentinos,
venezuelanos, peruanos, chilenos, etc) devido a
populacao esclarecida pregar o apartidarismo. Ao
contrario, deviamos, caso queiramos um pais melhor,
incentivar o povao a filiar-se a partidos politicos
(independente de filiar ao PFL ou ao PSTU) e a
discutir politica.

> possivelmente com o
> de software livre de
>
>    Provavelmente naum, mas isso eh uma contingencia
> e uma fatalidade sobre a qual naum temos controle.

Temos controle sim!!! Basta filiarmos a um partido,
conhecer o seu estatuto, estarmos de acordo com suas
diretrizes e nos organizarmos no sentido de obrigar os
governos, sejam de direita ou de esquerda, a cumprir
os nossos anseios.

Lembre-se: O Povao nao tem opiniao formada, esta eh
construida ao longo do dia e implementada entre 20:30
e 21:45 de todos os dias por meio da rede bobo de tv.

> esquerda que atualmente governa o RS naum recebeu
> nada de empresas de software livre,

Isto prova que o PT esta fazendo isto devido ao seu
programa partidario. Garanto que se tivessemos um
outro partido la, jame teriam pensado em soft livre.
Haja vista o que aconteceu com os micro que seriam
adquiridos pelo MEC: todos com windows.

> assim como a
> direita naum receberia. Se a direita valorizar mais
> o software proprietario por receber dinheiro dele,
> entaum a esquerda deveria usar esse fato e mostrar
> para a populacao o que estah acontecendo.

A esquerda mostra e nos temos acesso. Pergunto: O
Jornal Nacional mostrara? Logo o povao nao tera
acesso.

> No final
> das contas, eh a populacao que vai decidir.

A populacao nao decide, o IBOPE eh quem decide!

> [...]
>    Infelizmente, no RS, se a direita ganhar eh
> possivel que tenhamos a nossa destruicao de Budas,
> tal como os Talibas fizeram no Afeganistao. Sim, um
> ato injustificavel, mas ainda assim praticavel.
> Espero que, se a direita ganhar no RS, isso naum
> aconteca... mas naum vejo isso na politica
> partidaria que temos. O que tem acontecido,
> sistematicamente, eh que a linha politica que assume
> o poder preocupa-se mais em desfazer o que a
> anterior fez do que melhorar. Eh um tipo de politica
> "canibal", com a qual naum posso concordar e no meio
> da qual naum consigo ver o software livre.

Palavras que me fazem ir de encontro ao partidarismo e
a luta de classes. So com a filiacao e politizacao de
todos, vamos melhorar o Brasil.

> [...]
> livre, naum seremos melhores que qualquer partido
> politico e estaremos pregando a nossa propria
> destruicao... tanto faz se a longo ou curto prazo.
>    Temos de comecar por nos mesmos. Mostrar o porque
> o software livre eh, intrinsecamente, apartidario e
> indiscriminatorio, desprovido de qualquer ideologia
> politica que naum a liberdade do conhecimento. Isso
> naum se consegue posicionando-se na esquerda, no
> centro ou na direita. Nenhuma orientacao politica
> partidaria eh saudavel para o software livre... pelo
> menos nenhuma no atual perfil politico brasileiro.

Em um mundo capitalista, nao tem outra maneira de
seguir adiante, senao pela organizacao de grupos
(partidos). O grupo Debian-br, aceitem ou nao, eh uma
organizacao partidaria com restricoes a uma empresa,
so pra citar um exemplo, e com politicas extremamente
bem definidas. Por exemplo, esta discussao esta
infringindo as normas da lista.

Espero que me entendam.

"Todo brasileiro deveria ser filiado a um partido
politico assim como ter uma religiao"
Dom Luciano Mendes de Almeida

Marcelo