Re: [Off-Topic] E os politicos no Brasil? (era: Em defesa do software livre)

Olah,

<snip>
> Como ja estou escaldado por discutir politica aqui, nao vou render o
> assunto (so respondi porque foi um pedido de informacao), mas volto a
> reafirmar a minha posicao de que nos, defensores do software livre,
> devemos nos enganjar nos movimentos e estruturas politicas do Brasil.

   Tenho meus proprios pensamentos quanto a isso e naum concordo completamente com voce. O software livre eh um bem da humanidade. Por definicao eh apartidario.

> Na
> minha opiniao, desenvolver/documentar/incentivar e importante, mas
> sem uma militancia politica institucional, este trabalho pode=20
> ser  engolido pelo outro lado da for=E7a, pois as gigantes do software
> atuam muito na esfera politica. Um exemplo e o financiamento de
> campanhas eleitorais e a cooptacao de membros do governo (o escritorio
> de adivocacia do irmao do Ministro da Educacao foi contratado pela
> Micro$oft para auxilia-la em diversos processos anti-pirataria no Brasil).

   Sim. Mais uma prova que o software livre eh apartidario. Naum gera dinheiro diretamente para fomentar campanhas politicas.

> E aos que acham que politica conflita com o software livre, reflitam:

   Naum acho que software livre conflita com politica per se, soh acho que conflita com a politica *partidaria* que temos no Brasil. Explico mais adiante...

> Serah que se a direita ganhar o governo do RS, possivelmente com o
> financiamento das empresas de software, o projeto de software livre de
> lah serah continuado?

   Provavelmente naum, mas isso eh uma contingencia e uma fatalidade sobre a qual naum temos controle. A esquerda que atualmente governa o RS naum recebeu nada de empresas de software livre, assim como a direita naum receberia. Se a direita valorizar mais o software proprietario por receber dinheiro dele, entaum a esquerda deveria usar esse fato e mostrar para a populacao o que estah acontecendo. No final das contas, eh a populacao que vai decidir.
   Vou reafirmar aqui o que disse antes: o software livre eh patrimonio da humanidade. Como tal, deveria ser protegido por qualquer governo, independente de ideologia ou partido politico.
   Infelizmente, no RS, se a direita ganhar eh possivel que tenhamos a nossa destruicao de Budas, tal como os Talibas fizeram no Afeganistao. Sim, um ato injustificavel, mas ainda assim praticavel. Espero que, se a direita ganhar no RS, isso naum aconteca... mas naum vejo isso na politica partidaria que temos. O que tem acontecido, sistematicamente, eh que a linha politica que assume o poder preocupa-se mais em desfazer o que a anterior fez do que melhorar. Eh um tipo de politica "canibal", com a qual naum posso concordar e no meio da qual naum consigo ver o software livre. Se concordarmos com isso, nos, comunidade do software livre, naum seremos melhores que qualquer partido politico e estaremos pregando a nossa propria destruicao... tanto faz se a longo ou curto prazo.
   Temos de comecar por nos mesmos. Mostrar o porque o software livre eh, intrinsecamente, apartidario e indiscriminatorio, desprovido de qualquer ideologia politica que naum a liberdade do conhecimento. Isso naum se consegue posicionando-se na esquerda, no centro ou na direita. Nenhuma orientacao politica partidaria eh saudavel para o software livre... pelo menos nenhuma no atual perfil politico brasileiro.

   []s

   Pablo