Re: [Off-Topic] E os politicos no Brasil? (era: Em defesa do software livre)

Oi, tudo bom?

Vamos as minhas considerações

Marcelo Laia wrote:

> Nao existe bens da humanidade.O que existe sao os bens que as classes
> politicas (O Grupo Debian-br, por exemplo) organizadas, portanto
> partidarias, disponibilizam para o povo. Nao existe politica sem
> partidarismo. Veja mais adiante...

O que você considera partidarismo? Se considerar partidarismo como uma
fomra de organização da sociedade onde o Estado é discutido por
associações de pessoas que concordam em idéias cruciais, em Athenas não
havia política partidária, logo exite política sem partidarismo. veja
polítca pode ser definida como: posição ideológica a respeito dos fins
do Estado, não há o requisito da existencia de partidos.

> Primeiro: Sem dinheiro ninguem faz nada. Segundo, a luta pelo
> software livre eh uma politica. Logo, tomar partido deste ou daquele
> software eh praticar politica partidaria, sim.

 Vamos ao dicionário:

Partido: 3. Organização cujos membros programam e realizam uma açaõ
comum com fins políticos  e sociais; facção. 6. Posição, lado, parte.

Vejo uma mistura de sentidos...em tomar partido você se refere ao 6 e
logo a diante ao 3. Que relação há entre eles?

> O Brasil está como está (sem identidade nacional, sem amor a patria
> ao contrario de argentinos, venezuelanos, peruanos, chilenos, etc)
> devido a populacao esclarecida pregar o apartidarismo. Ao contrario,
> deviamos, caso queiramos um pais melhor, incentivar o povao a
> filiar-se a partidos politicos (independente de filiar ao PFL ou ao
> PSTU) e a discutir politica.

Acredito que falta ao povo o conceito de cidadão, conhecendo o regime
político em que vive e sabendo o que é o estado democrático de direito.

> Temos controle sim!!! Basta filiarmos a um partido, conhecer o seu
> estatuto, estarmos de acordo com suas diretrizes e nos organizarmos
> no sentido de obrigar os governos, sejam de direita ou de esquerda, a
> cumprir os nossos anseios.

Não acredito que isto baste, não é condição suficiente nem necessária
para controlarmos a utilização de SL pleo estado. A forma de garantirmos
isso, enquanto usuários, desenvolvedores, tradutores ou simpatizantes de
SL é propondo leis ao legisladores, mostrando à sociedade a importância
das 4 liberdades e organizando-se para coordenar os esforços.

> Lembre-se: O Povao nao tem opiniao formada, esta eh construida ao
> longo do dia e implementada entre 20:30 e 21:45 de todos os dias por
> meio da rede bobo de tv.

Se a opinião é construída e "implementada", acontece a formação da
opinião. De forma deformada, conformada por interesses e princípios
muitas vezes condenáveis.

> Isto prova que o PT esta fazendo isto devido ao seu programa
> partidario. Garanto que se tivessemos um outro partido la, jame
> teriam pensado em soft livre. Haja vista o que aconteceu com os micro
> que seriam adquiridos pelo MEC: todos com windows.

Você asabia que a lei para utilização de SL em Campinas foi apresentada
por um vereador do PSDB?

> A esquerda mostra e nos temos acesso. Pergunto: O Jornal Nacional
> mostrara? Logo o povao nao tera acesso.

Não gostei dos conceitos "nós" e "povão", mas partindo-se deles a luta
seria para tornarmos o "povão" em pessoas como "nós".

> A populacao nao decide, o IBOPE eh quem decide!

(Mantendo as restrições ao "nós")Se forem como nós, isso não aconteceria :)

> Palavras que me fazem ir de encontro ao partidarismo e a luta de
> classes. So com a filiacao e politizacao de todos, vamos melhorar o
> Brasil.

Você poderia explicar melhor essa última colocação?

> Em um mundo capitalista, nao tem outra maneira de seguir adiante,
> senao pela organizacao de grupos (partidos). O grupo Debian-br,
> aceitem ou nao, eh uma organizacao partidaria com restricoes a uma
> empresa, so pra citar um exemplo, e com politicas extremamente bem
> definidas. Por exemplo, esta discussao esta infringindo as normas da
> lista.

Mais um de partido ! Dicionário:

Partido: 4. Associação de pessoas unidas pelos mesmos interesses, ideais, objetivos; liga.

Somos um partido. Mas realizamos política partidária??

Pelo que entendi as políticas citadas são regras para funcionamento do grupo, não há preocupação na estrutura do estado, no na obtenção de poder estatal.

> Espero que me entendam.

Espero ter lhe entendido.

Gustavo Sales