Re: ssh/telnet com roteador adsl

On Fri, 17 May 2002 17:42:22 -0300
Coletivo de Inform - MST Bras <inforMST@terra.com.br> wrote:

> [...]
>
> Acabei de conseguir com a Brasil Telecom a troca da nossa placa ADSL 3Com PCI (só windows compativel) por um roteador ADSL "Speed Touch Pro" da Alcatel. Pretendo colocar ele na placa eth0 do meu servidor debian (ipmasq e firewall, talvez proxy) que está conectado com a placa eth1 à rede interna (192.168.10.0/24). Isso acho que consigo configurar numa boa, a única coisa (por enquanto) é que não sei como acessar o roteador e a minha rede de "fora", por telnet/ssh/cli do roteador. Alguem da lista já tem feito esta configuração?  Agradeço a ajuda,

Eu tenho algo parecido aqui, não é bem um *roteador*, um a espécie de modem podemos dizer (acredito que não existe nenhum servico que forneca um roteador :-P)

Bem, o que esses modens fazem é estabelecer (digamos rotear, servir de gateway) uma conexão e da um ip para sua placa de rede.
Sendo assim de forá vc enchegar seu modem/seu servidor como uma coisa só, e quando vc acessa o tal ip, vc estará acessando o seu sevidor, pois o ip está na sua placa de rede.

Se tem como acessar o modem mesmo?

Bem se ele for um modem gerencialvel, sim.
dai é só vc dar uma olhada no manual(pelo menos o me é assim) que existe um ip de gerencia. geralmente eles podem ser gerenciavel via browser.

Bem, mas acho que seu objetivo é acessar sua máquina servidor, né?
Então é só instalar um servidor ssh(de preferencia na mesma).

Ah! existem alguns serviços desse q não fornecem ip privado, casso o seu seja um desses, infelismente não tem como acessar de fora.
Outra coisa, caso o seu servico disponha de um serviço de ip publico e ele for dinamico(dhcp), eh legal vc usar um servico de dns dinamico(gratis) que toda vez vc ligar a sua maquina u script envia seu ip atual para o servidor, e ele seta o ip para o seu nome.no.dns, eu utilizo o www.dnip.net(muito bom).

AFF! acho que acabei desviando um pouco do objetivo principal. Se fui muito confuso na resposta. De mais detalhes do seu tipo de conexao, para poder ajudá-lo.

> Pascal

Abraços,

--
----