Re: Particionando disco na InstalaT

On Sat, 18 May 102 10:27:23 GMT
marceloandre@secrel.com.br wrote:

> Olá Pessoal,
>
> Estou instalando o debian 2.2_r6 em um pentium 4 com hd
> 40gb.
>
> Bom, o problema é quando tento reparticionar o disco
>
> Crio 3 partições primarias (/boot, /, swap, nesta ordem) e

Ok,
/boot -- hda1
/     -- hda2
swap  -- hda3

> 3 partições extendidas (/usr, /var /tmp, tb nesta ordem),
> deixando ainda 3gb livres.

Na verdade seria 1 extendida e 3 lógicas.

extendia -- hda4
/usr     -- hda5
/var     -- hda6
/tmp     -- hda7

> A criação pelo 'cfdisk' ocorre sem problemas , mas depois,
> durante a instalação, só consigo ativar as partições
> primárias... Quando tento montar o "/var" por exemplo o
> sistema acusa que o dispositivo ou diretório "hda5 ou
> quanquer partição extenda" não existe ou não foi
> encontrado. Porem todas as partições são listadas para que
> eu possa escolher.

Acho vc vez alguma coisa errada na hora de criar essas particoes, mas não tenho idéia do que possa ser.

> O que eu devo fazer?

Tente removê-las e criar novamente.

> Dá pra montar estas partições depois de Instalado o sistema?

Sim dá, caso vc não defina uma partição propra para o var, ele será criado a partir do /.
Depois da instalação vc pode criar/formatar uma partição e então  copiar todos os dados do /var para ela e alterar o /etc/fstab, colocando a tal particao para ser montada em /var.

--
----
Elcio Mello - SwaP