Re: Como acessar maquina na rede local da internet ?

On 17 May 2002 14:15:26 -0300
Flávio Alberto Lopes Soares <flavio@maqplas.com.br> wrote:

> Olá pessoal,
> estou com um problema que sabia que mais cedo ou mais tarde iria me
> deparar:
>
> tenho uma máquina Debian Potato 2.2r5 conectada em uma rede local tudo
> funcionando OK, esta rede está conectada via um Gateway (Conectiva Linux
> 6) com o Speedy Business com IP fixo, preciso acessar esta máquina que
> está na rede local a partir da internet, o que devo fazer ? Não tenho a
> menor idéia.
>
> Se tiver que configurar alguma coisa no gateway vcs me desculpem pois a
> [...]

Se o CL6 possuir por padrão o iptables habilitado(kernel 2.4.x obviamente).Para
vc redirecionar as conexões do ip_externo, porta 2222 para ip_interno(debian):22 faça o
seguinte:

/sbin/iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp -d ip_externo --dport 2222 -j DNAT --to ip_interno:22

Com o ssh devidamente configurado na maquina Debian, vc podera administra-la remotamente,
fazendo ssh para a porta 2222 do ip fixo do gw. ;)

Espero ter ajudado,
--
Gustavo Franco - a.k.a stratus <stratus@ax.net.br>
GNUpg id: 0x3715578