Como acessar maquina na rede local da internet ?

Olá pessoal,
estou com um problema que sabia que mais cedo ou mais tarde iria me
deparar:

tenho uma máquina Debian Potato 2.2r5 conectada em uma rede local tudo
funcionando OK, esta rede está conectada via um Gateway (Conectiva Linux
6) com o Speedy Business com IP fixo, preciso acessar esta máquina que
está na rede local a partir da internet, o que devo fazer ? Não tenho a
menor idéia.

Se tiver que configurar alguma coisa no gateway vcs me desculpem pois a
máquina é CL6 e não Debian, o problema é que não sei nem por onde
começar.

Valeu qualquer ajuda

--
Flavio Alberto Lopes Soares
flavio@maqplas.com.br

MAQPLAS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÁQUINAS LTDA.
www.maqplas.com.br
maqplas@maqplas.com.br