Off-topic (mas nao 100%) Como se comportar numa lista de discussao

Como o André Luiz comentou, tem muita gente que nao sabe se comportar numa lista.
Segue então um texto com algumas regrinhas de netiqueta. Esse texto eu costumo
mandar de vez em quando para algumas listas que faço parte quando a coisa começa a
sair dos eixos. Segue o texto.

-----[corte aqui]----

Algumas regras basicas de como se comportar em listas de discussão.

* Evite fugir do tópico que a lista trata. É horrivel quando se tem um
volume muito grande de off-topics

* Leia e *guarde* a mensagem de boas vindas do servidor da lista, ela
contém informações sobre como se  descadastrar, o endereço que você
usou e outras coisas  importantes. É sua responsabilidade aprender
como  funciona a lista e mandar a mensagem correta para o  local
correto!

* Na preparação de uma mensagem, tenha em mente que as máquinas dos
outros assinantes não são iguais à sua.  Mantenha as linhas das
mensagens com menos de 72  colunas e com "carriage return" no fim.
Evite  HTML, vcards, MIME, etc.. Use linhas em  branco para separar as
partes do texto, elas ocupam  apenas um byte cada!  É prática comum
apagar mensagens  ilegíveis sem sequer lê-las e, portanto, respondê-las.

* Não mande "attachments" ou figuras para a lista, a menos que ela
permita. Ao inves disso coloque em algum servidor ou página e divulgue
o endereço para a lista, pois nem todos tem interesse de ver o que você
mandou.

* Não mande mensagens de agradecimento, "eu também", "warez",
"cross-posting", correntes, anúncios  comerciais, testes, etc.

*Seja breve. Nunca diga em dez palavras o que pode  dizer em menos.
Lembre-se que quanto maior for a  mensagem, menos pessoas terão
paciência de lê-la.

*Seja claro. Esteja certo que suas mensagens são  fáceis de ler e
entender. Reduza os erros de ortografia  e gramática. Inclua todas as
informações necessárias  para o entendimento correto do assunto
tratado. O  julgamento das pessoas a seu respeito será baseado no  que
você escreve, portanto, o tempo gasto revisando  suas mensagens será
bem aproveitado.

* O "subject" da mensagem é o que permite que pessoas com pouco tempo
decidam se lerão sua mensagem. Use  títulos descritivos que reflitam o
conteúdo da  mensagem. Quanto tempo você já perdeu lendo mensagens com
títulos confusos?

* Quando for responder alguma mensagem evite a inclusão pura e simples
da mensagem original. Reduza o material  original ao mínimo
absolutamente necessário para ser  entendido. Apague todo material
irrelevante, "headers"  e assinaturas inclusive. Como regra: evite
mandar  mensagens em que o número de linhas novas seja menor  que o
das "quotadas".

* Cheque o título antes de enviar uma resposta. Verifique se os
destinatários estão corretos e se não  está enviando cópias
desnecessárias. Não mande  mensagens pessoais para a lista.

* O meio mais fácil de aprender como usar a lista é "observar" como
ela é utilizada pelos outros  assinantes. Familiarize-se com ela antes
de mandar  mensagens. Algumas semanas lendo as mensagens devem ser
suficientes.

* A comunicação com muitas pessoas atravez de uma mensagem de e-mail
é bastante análoga à comunicação com  uma única pessoa, exceto pela
possibilidadede ofender um grande número de interlocutores mais
facilmente.  Portanto, seja conservador com o que escreve e liberal
com o que recebe. Gritar (escrever com maiúsculas), xingar ou
menosprezar outras pessoas apenas fará com  que pensem mal de você e
reduzirá a vontade de ajudá-lo  quando precisar de ajuda. "Smileys"
:-) podem  evitar confusões.

* Não se envolva em brigas ("flame-wars"), nem envie ou  responda a
material provocativo. Não diga nada que você  não diria para alguém em
uma sala cheia de pessoas  desconhecidas. Se você não está satisfeito,
porque está  lendo as mensagens da lista? Espere até que você tenha
tido chance de se acalmar, uma boa noite de sono opera  maravilhas.

--
+-[Fábio Brito d'Araújo e Oliveira]-+
|     Coordenador de Tecnologia     | "Não, meu quarto não é bagunçado.
|          A Tarde On Line          | Apenas utilizo tecnologia de
|www.atarde.com.br  ICQ UIN:13597090| objetos distribuídos"
+--[Registered Linux User #101978]--+