Re: MRTG

Oi Caio,

Bem, vamos la ...

Pra fazer funcionar o MRTG, geralmente voce precisara ter um daemon SNMP
rodando na maquina a qul voce quer as informacoes.

apt-get install snmpd

Apos instalado voce deve aprennder como configurar uma comunidade de leitura
.. tente man snmpd (geralmente deve ser public)

Eu so nao sei habilitar as MIBs pro Linux ... eu nunca fiz isso, porem se
voce buscar informacoes do tipo ... Debian snmpd ... no google ... voce deve
achar algo !!!

O comando snmpwalk vai pegar informacoes dessas MIBs

Pra ter esse comando voce precisa instalar o pacote snmp (veja que esse e o
lcinet)

apt-get install snmp

Com o snmpd rodando voce tera como tirar as informacoes da sua maquina

No MRTG existe um comando chamado cfgmaker

Tente rodar:

cfgmaker --ifref=descr comunity@a.b.c.d > /dir/onde/ficara/o/arq/de/conf/

comunity = comunidade snmp

a.b.c.d = IP da maquina com SNMPd

Esse comando ira buscar todas as interfaces do seu linux e gerara um arquivo
de configuracao

Na parte superior desse arquivo voce podera configurar onde deseja colocar
os arquivos html gerados (alem de outros parametros como intervalo de
pesquisa, e configuracoes em geral)

Pronto e so rodar o comando:

mrtg /dir/onde/esta/o/arq/de/conf/arquivo.cfg

Ele ira gera as paginas pra voce monitorar o trafego das interfaces.

Nao se esqueca de colocar o comando acima no cron pra que seu grafico seja
preenchido continuamente

Eu utilizo um intervalo de 5 minutos nos roteadores .. porem nunca fiz issi
numa maquina linuzx ... mas acho que nao havera problemas

[]s

Giuliano