Re: o software livre

Em Qui 11 Abr 2002 13:40, Luis Alberto Garcia Cipriano escreveu:

> cipsga, que tem maquinas no RS e em BH, espaco cedido pelas
> administracoes petistas destas pracas. Me parece que a prefeitura
> petista de Campinas tambem mantem pessoas que trabalham na empresa de
> informatica e no SW Livre e Debian.

>  > Ou seja, assim como o MST tem apoio do PT e de outros partidos, o
>
> Software Livre e o Debian-BR tambem o tem. Se o MST tem sua imagem e
> acoes associadas a estes partidos politicos, o SW Livre e o Debian-BR
> tambem tem. Seria miuta ingenuidade aceitar o apoio e achar que esta
> associacao nao seria feita.

	A Prefeitura é uma instituição pública que não pertence a nenhum partido.
Assim como existe a separação entre a Igreja e o Estado, a constituição
coloca a separação entre Estado e Partido. Apenas nos regimes totalitários
o Partido é o Estado, ou vice versa.  Uma prefeitura pode apoiar a reforma do prédio
de uma igreja, isentar de impostos  empresas privadas, etc, se os tais principios
constitucionais não forem feridos.  O governo Gaucho
deu incentivos para a General Motors. O governo Gaucho
gasta monte de dinheiro para facilitar os negócios privados e desenvolver a
economia do Rio Grande do Sul e assim arrecadar posteriormente mais ICMS.
Dizer que tais negócios privados obedecem ao PT seria ridículo.
Dizer que CIPSA recebe ajuda da prefeitura é uma coisa, dizer que ela
obedece ao PT é outra, seria necessário investigar seus estatutos e mecanismos
de tomada de decisões.  A utilização de bens públicos pela CIPSA deve obedecer
a lei, caso contrário um prefeito petista poderia sofrer um processo de
improbidade administartiva por dispor de bens públicos para fins privados,
sem seguir os caminhos legais adequados. Então não é assim que um prefeito
petista vai colocando computador público a disposição de Debian, CIPSA,
só porque ele quer. A rigor, quando uma prefeitura com prefeito petista
coloca a disposição do CIPSA bens públicos supões-se que o prefeito está seguindo leis que
foram aprovadas por uma maioria. Como em geral o PT não possui maioria legislativa,
podemos dizer que o CIPSA seria beneficiário de instrumentos legais criados
pela socieddade via seus vários partidos, e não apenas pelo PT. Obviamente
o PT poderia ter um papel de liderança em tal processo.

> E seria muito simplismo fazer essa associação imediatamente e já
> construir uma rede de apoios como se eles fossem diretos. Eu,
> particularmente, não sabia que as máquinas do cipsga são cedidas
> pelas administrações do PT. Nem acho que isso esteja escrito em algum
> lugar do Cipsga.

A CIPSA é um comite que não é claro. A sua página na internet não fala quais
seus objetivos e nem seus estatutos, a não ser que eu seja  uma anta de sujeito distraido. Não
diz como é financiado.  Mas eu suponho que a hospedagem tenha seguido
algum ritual, e que ela tenha amparo legal. Caso contrário qualquer
contribuinte pode entrar com uma ação pedindo esclarecimentos
do uso de bens públicos por uma entidade que ele desconhece.
Já imaginou a prefeitura de Presidente Prudente colocando bens
públicos a disposição da UDR só porque o seu prefeito é fazendeiro?

> [...]
> enorme. Eles não exigiram a colocação nenhum logo e nenhum link ou
> manifestação explícita desse apoio institucional então não acho que
> estejamos ligados ao PT só por causa disso. Todo o mais não nos liga
> a partido ou instituição política nenhuma.
>
> A organização em si. É claro que os projetos podem contar com apoios,
> a própria hospedagem pode ser tomada como um apoio ao projeto www do
> cipsga. Mas o cipsga e seus membros e colaboradores, não, não temos
> qualquer compromisso.
>
> Bem, mas isso finalmente me explica porque diabos o cipsga é

	Na minha opinião a CIPSA talvez siga a nossa cultura do jeitinho brasileiro.
É dificil organizar alguma entidade sem apoio estatal no Brazil; ninguém quer
tirar a mão do bolso. As igrejas evangélicas com o tempo
provavelmente levarão o brasileiro a ser semelhante ao americano.
Para um americano é natural ele contribuir financeiramente ou com trabalho voluntário
para sustentar uma atividade que ele acredita. Aqui muita gente vai pedir
ajuda ou pro bispo ou para o principe.  O KOV é uma ave rara.

Odair