Re: [Off-topic] Livre pero no mucho

* Odair G Martins (ogimenes@if.usp.br) wrote:
> Será que o programa do Netcraft não funciona direito?
> Segundo Netcraft :
> The site www.granma.cu is running Microsoft-IIS/5.0 on Windows 2000.

[...]

> Já a Prefeitura petista de São Paulo, depois de um ano de gestão, olha lá:
>
> The site www.prefeitura.sp.gov.br is running Microsoft-IIS/4.0 on NT4/Windows 98

[...]

> Tenho a impressão que alguns setores não dão tanta
> importância para a liberdade como afirmam; ou estão desinformados,
> ou não dão tanta prioridade em alcançá-la.

Era uma vez um país que nao adotou o financiamento público para as
campanhas eleitorais. Então os candidatos buscam dinheiro para a
campanha eleitoral junto a iniciativa privada.

Neste país existe tambem uma estrutura politica totalmente corrupta, que
facilita o transito dos interesses corporativos dos empresarios
financiadores de campanha entre os interesses politicos da lita pelo
poder. E o interesse coletivo sempre será relegado a último plano.

Mas neste país tambem existe um grupo que resiste, que trabalha para que
a população seja alertada desta situacao e, atraves de seu voto, poder
muda-la.

Entao, os grandes grupos corporativos aproveitaram da fragilidade
politica deste pais, bem como de sua estrutura politica, e injetaram
dinheiro em muitas campanhas eleitorais. Isto porque muitos governos
locais já estao conseguindo mudar a estrutura decisoria em muitos
campos, o que contraria os interesses economicos aos quais estes grupos
economicos estao ligados.

O fim desta historia e que os grandes empresarios de software, atraves
de um grupo, injetou 10 milhoes de reais na campanha da Prefeita de Sao
Paulo, e quantias mais modestas em Belo Horizonte e demais cidades.
Isto culminará em 4 anos de muita fumaça e confetes em torno do software
livre nestas prefeituras, mas de concreto nada sera feito, porque os
grupos que financiaram a campanha eleitoral nao podera ser contrariados.

> Eu considero que a distribuição Debian possui as melhores condiçoes
> para ser adotada no setor público de governos e instituições que
> afirmam possuirem uma forte compromisso com a liberdade.
> Mas será que minha pesquisa no Netcraft está furada?

Provavelmente nao.

PS: O tom de estoria deste texto nao o descredencia. Basta olhar a
prestacao de contas nos TRE's e ver nomes como Lotus, microsoft, IBM...

--
Márcio de Araújo Benedito - china@pbh.gov.br
Empresa de Informática e Informação do Município

"A boca de vaia é a mesma que aplaude!",
de um jogador de futebol.