[Longa] Re: atualização para Woody, dúvidas

Olah Marcio!

	Um pacote eh colocado em hold por um de dois motivos:
(1) Voce colocou em hold (com echo nomedopacote hold | dpkg
--set-selections);
(2) A versao atualizada (que deveria substitui-lo) tem problemas de
dependencia ou conflita com algum pacote jah instalado e o apt
"achou" melhor ficar com a versao antiga que seguramente funciona.

	O primerio caso eh muito util, jah que muitas vezes nos ficamos
sabendo que um pacote X estah bugado antes de fazermos a atualizacao
e podemos usar apt-get upgrade mesmo assim, mantendo o pacote antigo.
	O segundo caso eh somente precaucao. Vc pode remover a precaucao
mandando explicitamente que ele faca o upgrade com apt-get install
nome.do.pacote.em.hold
	Exemplo de um caso tipico em que isso acontece (e real, que
aconteceu recentemente):
	O pacote kpackage depende de rpm que por sua vez depende de librpm0.
Recentemente, o librpm0 foi removido e em seu lugar o librpm4 foi
introduzido. Isso eh um caso em que possivelmente problemas
acontecerao, entao o apt-get deixa o pacote rpm em hold (obviamente,
kpackage vai junto). Para tira-los do hold, tenho duas opcoes:
(1) Declarar explicitamente que quero instalar o pacote: apt-get
install kpackage (isso vai instalar o rpm e o librpm4 e REMOVER o
librpm0. Voce serah avisado disso).
(2) Atualizar a librpm4 primeiro: apt-get install librpm4 (isso tb
irah remover librpm0). Dessa forma, um apt-get upgrade naum terah os
pacotes kpackage e rpm em hold.

	Sacou?

	No caso do debian-policy que vc citou o que acontece eh isso tambem.
O debian-policy novo conflita com o packaging-manual e com o
task-debian-devel (provavelmente porque os substitui ou o conteudo pq
destes foi absorvido por aquele). O apt-get, sendo conservador,
guarda o pacote antigo e avisa para vc.
	Se vc declarar explicitamente que quer instalar o debian-policy
novo, vc terah de aceitar a remocao do packaging-manual e do
task-debian-devel.... sacou de novo?

	Para resolver o problema com os outros pacotes eh muito facil.
Declare que vc quer instalar cada um deles explicitamente e descobre
o porque eles foram mantidos em hold. Se vc concordar com a remocao
dos pacotes que conflitam, instala a versao nova. Se naum, fica com a
antiga.

	[]s

	Pablo

--