Re: modprobe

Em Wed, 6 Mar 2002 12:37:32 -0300 Giuliano Cardozo Medalha <giuliano@usp.br> escreveu:

> Oi,

Oi Giuliano.

> Ontem foi postada uma mesagem na lista de um problema com o modulo
> parport_pc

> A pessoa nao conseguia fazer funcionar o modulo.

> Eu tentei ajudar, falando para essa pessoa colocar opcoes no
> /etc/modules.conf, que definissem enderecos de i/o e irq para a porta

> Parece-me que nao ajudou muito !!!

> A minmha duvida e:  o comando modprobe neste caso ajudaria ?

> Eu nao entendi muito bem a funcao deste comando .. e que quando eu tive um
> problema similar (com modem) esse coamdo funcionou !!!

O modprobe carrega módulos no kernel. O comando insmod também o faz, mas modprobe (mod "melhorado") é mais inteligente que insmod, ele sabe onde achar as informações de configuração dos módulos, sabe se precisa carregar outros módulos para que um certo módulo carregue corretamente, sabe a ordem de carregamento. Enfim, sabe uma porção de coisas (na verdade, sabe nada, é apenas uma maneira de dizer; programas nada sabem :0) )

Especificamente sobre a dúvida do colega eu não sei. O problema dele era a existência de /dev/lp0 não é? Não sei se basta carregar os módulos corretos para que o dispositivo envolvido seja criado. Por isto, não respondi.