Re: Permissao de gravar ao exportar dir.

Como está, Rafael?

Fica um pouco dificil descobrir, sem ver teus arquivos de
configuracao...

| verifique um "ls -l" do diretório na maquina que está exportando.
| o diretório tem que ter permissão de escrita para "outros".
|

| tenha em mente as implicações de segurança, pois com esta permissão,
| todos que montarem seu HD remotamente e também os usuários locais
| poderão gravar dados e apagar dados deste diretório.

Como o Pedro ja disse, as implicacoes de seguranca sao muito serias, logo eu nao recomendaria a ativacao do bit de escrita para "outros" a menos, e claro, que teu objetivo seja criar um diretorio publico, com total liberdade para os usuarios. A ideia e combinar NFS e NIS? Lembre-se que um arquivo nao guarda a informacao que quem e seu dono ou grupo e sim qual o seu UID e GID.

Eis um exemplo de /etc/exports que talvez seja util:

#########################################################
# Arquivo exports
/export             einstein(rw) newton(rw,root_squash)
#                                             |---> Protege do root do
#                                             cliente
#########################################################

(root\squash e o padrao do NFS. Para permitir acesso a um sistema de arquivos como root deve-se usar a opcao no_root_squash)

Lembre-se, se a ideia e usar NFS e NIS, exportando o /home, todo o
cuidado e pouco. O NFS nao e exatamente um modelo de seguranca...

Me desculpe por nao poder ajudar mais, mas sem saber o que realmente tu deseja e sem os arquivos de configuracao fica complicado.

Bom... ate a proxima.

% *              Narceu Menezes Scremin               *
% * Laboratorio de Ciencias Espaciais de Santa Maria  *
% *              narceu@lacesm.ufsm.br                *
% *    Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais     *
% *           Observatorio Espacial do Sul            *
% *                narceu@oes.inpe.br                 *