Re: Permissao de gravar ao exportar dir.

On Wed, Mar 06, 2002 at 05:37:59PM -0300, Rafael Righi wrote:
> 	Estou com um problema no momento que eu monto
> um diretorio remotamente ( nfs ) nao consigo gravar nele,
> mesmo este sendo habilitado para gravacao no /etc/exports
> da sua maquina.

verifique um "ls -l" do diretório na maquina que está exportando.
o diretório tem que ter permissão de escrita para "outros".

o nono caracter da primeira palavra do "ls -l" tem que ser "w" para
isso, indicando que todo mundo pode escrever no diretório. se ele for um
"-" indica que não tem permissão de escrita.

ex: "drwxrwsr-x" indica falta de permissão de escrita por todos.

para alterar, faça:

   chmod o+w nome_do_diretorio

tenha em mente as implicações de segurança, pois com esta permissão,
todos que montarem seu HD remotamente e também os usuários locais
poderão gravar dados e apagar dados deste diretório.

acho que no nfs tem como especificar o usuario que está exportanto, o
que seria melhor, mas não lembro como fazer isso agora.

   Abraços,
   Pedro