Re: pacote file-rc

Pessoal,

Ontem eu enviei uma duvida sobre o pacote file-rc. Trabalhei um pouco com
ele, e verifiquei algumas vantagens na utilizacao do mesmo, juntamente com o
comando update-rc.d

Estou relatando a minha verificacao:

Ao instalar o pacote file-rc o sistema le todos os diretorios de niveis de
inicializacao (rcx.d) e cria um arquivo chamado /etc/runlevel.conf

Esse arquivo contem de maneira organizada, todos os daemons e processos e
seus niveis de inicializacao para START e KILL. E um arquivo de 5 colunas
por varias linhas (1 poe daemon)

Sepondo que se instale o apache compilado na maquina. Geralemente opta-se
por um daemon de inicializacao.

Esse daemon vem no arquivo fonte e e copiado para o /etc/init.d

Porem, isso nao e suficiente para que o servicos do apache sejam
inicializados. E necessario que se coloque o script em algum nivel de
inicializacao (geralmente 2 - comando runlevel) para que ele inicialize no
boot.

Bem, pra fazer isso uma das melhores maneiras que a lista postou foi a
utilizacao do comando update-rc.d

A sistaxe basica para qualquer novo script poderia ser:

update-rc.d nome_do_daemon_no/etc/init.d  defaults 99

Onde 99 significa que o daemon vai ser iniciado depois de todos os outros no
boot.

defaults vai adotar os niveis 0,1,6 para Kill e 2,3,4,5 para Start

Quando se faz isso com o file-rc instalado, (o que e mais legal) e que ele
atualiza o arquivo /etc/runlevel.con automaticamente.

Agora SHOW e a parte de retirar um script, por exemplo o portmap (que abre a
porta do servico sunrpc)

Para faze-lo eu fui no /etc/init.d dei um mv no nome portmap para _portmap
(dica do livro Debian a Bilbia)

Depois eu faco update-rc.d portmap remove (como ele nao encontra o portmap
mais no /etc/init.d, ele remove todos os niveis de inicializacao pra esse
servico

Voces vao me desculpar mas esse Debian e SHOW DE BOLA MESMO !!!

Ate mais

Giuliano

----OFF TOPIC ---

Aqui na USP em Sao Paulo, grande parte dos departamentos estao dissiminando
a cultura Debian, com listas muito ricas em informacao (principallmetne
MAtematica e Fisica) com direito ate a uma camiseta muito bonita com o logo
!!!

Aqui no CCE centro de computacao eletronica nosd estamos fazendo um esforco
grande para que as maquinas se tornem Debian.

Queria agradecer e muito o servico prestado por esta lista e espero estar
contribuindo pro crescimento da mesma

Atencisamente