Re: acesso a partição ?

On Wed, Mar 06, 2002 at 01:44:57AM +0000, pascala wrote:
> Caro Paulo,
>
> Concordo plenamente, só que a coisa já aconteceu! E pior ainda,
> parece que misturei tudo, criando a partição hda4 (estendida) e hda5
> (lógica) primeiro com o fdisk do DOS e mudei depois a hda5 (logica)
> com o cfdisk para linux(83)! Sei lá porque, mas o resultado ainda é
> uma perda total dos meus dados pessoais e das configurações do slak8
> (cópia do /home e do /etc enteiro!). Agradeço a sua contribuição.

mudar o tipo de uma partição que contém dados vai causar a perda dos
dados. você precisaria ter utilizado algum programa para "converter" a
partição e não simplesmente mudar no cfdisk o tipo.

uma analogia tentando explicar isso é: imagine que você tem algumas
caixas com coisas dentro. cada caixa tem uma etiqueta dizendo o que tem
dentro. a caixa 1 tem pregos e está escrito pregos na etiqueta e a caixa2
e tem parafusos e está escrito parafusos na etiqueta.
trocar o tipo de partição no cfdisk é o mesmo que trocar apenas a
etiqueta. na etiqueta diz que tem parafusos, mas na hora de montar o
sistema só acha pregos :-)
o certo seria trocar a etiqueta e o conteúdo. isso é converter uma
partição.

tente voltar no cfdisk o tipo para o tipo que estava antes, quem sabe os
seus dados ainda estão lá...