Re: [Longo (e filosofico)]Re: Pine e licenças (era: Re: DNS primário de secundá rio!!! Da prajuntar os dois numa maquina =?iso-8859-1?q?s=F3=3F=3F=3F?

Pablo Lorenzzoni escreveu:

> Ei.... Windows tb eh usado por milhares de pessoas e nem isso naum
> faz com que seja bom.

  É verdade Pablo, mas já parasse para pensar o motivo pelo qual as
  pessoas usam ele? ;)

> Eh esse o meu ponto. Vc pode usar pine a vida inteira e naum
> perceber que isso eh prejudicial para a comunidade do software livre
> como um todo. Realmente.... eh dificil perceber no inicio.... talvez
> nos tenhamos de escrever mais sobre isso, para esclarecer as
> pessoas.... sei lah....

  Concordo contigo Pablo e acho teu argumento extremamente válido.
  Estava vendo esses dias, nesta mesma thread alguém dizendo que
  seria legal que alguns recursos interessantes que existem no Pine
  fossem "incorporados" ao mutt.

> Eu penso diferente. Eu acho ruim que a pessoa utilize Windows, mesmo
> se comprar a licenca. Mas sou obrigado a reconhecer o direito que ele
> tem de usar o que ele quiser, assim como gosto de que as pessoas
> reconhecam o direito que tenho de me posicionar contra o Windows.

  É verdade Pablo, mas a questão está no motivo pelo qual as pessoas
  fazem isso: Necessidade de usar algo simples. A maioria dos usuários
  reclama que ele trava, que é lento e que frequentemente tem problemas
  com vírus etc... Mas quando questiono por que não usam o Linux o
  argumento que ouço são sempre os mesmos: "Por que Linux é difícil",
  "Por que não existem programas", "Por que não roda Jogos do Windows"
  e por ai adiante. Antes de tudo isso é uma questão cultural. Um fato
  que precisamos aceitar é que a cada dia que passa as pessoas querem
  que as coisas sejam mais simples o possível.

> Depois que tive o insight do software livre, soh escrevo e uso
> software livre (na definicao dos DFSG). Advogo o opensource como um
> meio intermediario.... como forma de compatibilizar o mercado jah
> existente com esses novos paradigmas..... mas isso eh outra historia.

  Uma atitude louvável da sua parte Pablo. Escrevi alguns artigos focando
  este tipo de modelo de desenvolvimento (gosto muito de escrever sobre
  isso e venho trabalhando ha cerca de 6 meses em uma pesquisa sobre
  a história do Unix dentro do contexto da história da tecnologia da
  informação) e fazendo apologia ao mesmo.

> [...]
> apresentadas: pine e outlook, que vcs escolham pine, pois apesar de
> naum ser software livre, pelo menos traz o source. Mas isso naum
> precisa acontecer! Temos o mutt, que eh um otimo mailer. Temos o
> evolution, o kmail, o sylpheed (apesar das discussoes que tenho com o
> KoV de vez em quando... mas ateh isso faz parte!). O ponto eh: naum
> existem somente as opcoes pine e outlook. Por isso, toda a vez que eu
> encontrar alguem usando pine, eu vou advogar o mutt, o kmail, ou o
> que quer que seja.... e gostaria que todos fizessem isso.

  Bem, a menção ao Outlook foi meramente ilustrativa Pablo, eu não
  o usaria de qualquer forma.

> Essa comparacao naum eh justa. O Emacs naum eh soh um editor de
> texto. Entre outras coisas, vc pode editar textos com ele. Gosto de
> pensar no emacs como um ambiente.... Nesse sentido, vc soh precisa
> ter o GNU/Linux e o emacs. Para quem sabe, substitui (e bem...) o X
> Window. Ainda vou comprar um notebook velho (tipo um 486) e instalar
> soh o emacs......

  Foi apenas um exemplo Pablo. Obviamente não podemos comparar o emacs
  com o vim por que emacs é muito mais que um simples editor.

> Mas estou enveredando para a briga vi x emacs.... naum quero fazer
> isso.

  Eu sei, é engraçado isso, pois tem as velhas "jihads" criadas em
  torno do emacs x vim, pine x mutt, motif x lesstif, gnome x kde
  e por ai a fora.

> Mas eh justamente por isso que precisamos debater. Que interessa se
> nunca chegarmos a um denominador comum? Temos sempre que chegar a um?

  Não necessáriamente Pablo, mas quem sabe gastar esse tempo em outra
  coisa mais produtiva?

> Somos pessoas diferentes, com um conjunto de valores e experiencias
> completamente diferentes..... somos **unicos**. Por mais parecidas
> que nossas opinioes possam parecer.... elas saum taum unicas qto nos.

  Muito legal seu ponto de vista Pablo. Ontem mesmo estava em Porto
  Alegre, com uma amiga bebendo num dos buteco da Lima e Silva e
  estavamos falando exatamente sobre a singularidade de cada uma
  das pessoas. É um assunto no mínimo interessante. Opiniões, porém
  podem ser formadas apartir de outras pré existentes e também apartir
  conhecimentos e experiências adquiridas por cara um na vida.

> O objetivo da discussao naum eh o denominador comum. O objetivo eh
> contido na propria discussao... no proprio debate.... dizer pq eu
> penso assim e tentar entender pq vc pensa de outra forma.

  Na verdade essa "troca de opiniões" ajuda no processo que mencionei
  anteriormente. Por maior que seja nosso esforço para entender alguma
  coisa, nunca conseguiremos saber tudo sobre ela. Sempre vai faltar
  um pequeno detalhe, que de repente pode ser enxergado por outra pessoa.
  Nesse caso uma discussão é válida, para a troca de experiências.

> Se vc for mudar a sua posicao com isso ou naum, pouco importa.

  Depende. A questão não é mudar a opinião, mas sim aprender algo novo.

> O "poder" da discussao naum eh diminuido. Opinioes formadas e imutaveis
> saum uma negacao intrinseca da natureza humana. Tenho minhas opinioes
> formadas, mas *todas* saum mutaveis... basta que me convencam.

  Concordo contigo. Opiniões podem mudar e esse tipo de "maleabilidade"
  é algo interessante pois sempre podemos aprender muito com os outros.

> Tem um cara (que esqueci o nome) que diz que "OpenSource is about Open
> Mind"... eu realmente acredito nisso.

  Li isso também, se não me engano foi o Eric Raymond.

> O problema eh que as pessoas costumam enxergar as discussoes como
> briga. Isso estah errado intrinsecamente. Discussao != briga. Com a
> discussao e com o debate eh que as melhores ideias da historia
> apareceram (junto com algumas das piores tbem). E isso inclui as
> discussoes internas (aquelas em que vc discute com vc mesmo).

  Ai é que está Pablo. Discussão não é briga, mas pode vir a se tornar
  desde que um de seus interlocutores ache que seja motivo. Sendo assim
  é interessante se manter longe de discussões que possam gerar isso.
  Obviamente não é isso que tá acontecendo aqui por que o pessoal
  tem um excelente nível e muito senso de humor. :D

> O interessante da mailing-list eh que as discussoes naum ficam
> privadas. Isso aumenta a probabilidade de que as boas ideias que
> surgirem das discussoes sejam percebidas, porque nem sempre a pessoa
> que propos alguma ideia consegue entender todas as facetas de seu
> proprio pensamento.

  É verdade. Dessa nossa discussão mesmo podemos tirar excelentes
  conclusões. Seria muito legal poder encontrar esse pessoal para
  discutir assuntos assim ao redor de uma mesa de bar, de preferência
  regada a muita cerveja! :D

> Exatamente. Naum eh flame-war (ninguem estah flameando ninguem). Nem
> eh off-topic (se vc pensar que um dos objetivos da lista eh provocar
> a discussao e advogar o software livre). Sim caros amigos! Isso naum
> eh uma lista de suporte! O suporte eh somente um de seus objetivos
> (retirado de http://www.debian.org/MailingLists/ : "Everyone is
> encouraged to help development of Debian and to spread the word of
> free software."). Mas concordo que mereciam ser discutidas numa mesa
> de bar.

  Pois é. Em maio teremos mais um Fórum do Software Livre em Porto
  Alegre, é provável que muita gente apareça por lá...

> No final, as coisas saum como o error (Eduardo Macan) costuma citar
> (de George Bernard Shaw): "If you have an apple and I have an apple
> and we exchange apples then you and I will still each have one apple.
> But if you have an idea and I have an idea and we exchange these
> ideas, then each of us will have two ideas."

  Essa frase é incrível mesmo. Eu só não sabia que era de autoria do
  George Bernard Shaw, pois o Rubens Queiróz de Almeida havia citado
  o Maçan autor. :)

  Achei muito legal (extremamente equilibrado, principalmente) seus
  comentários Pablo. Parabéns!

  []s

--
 Leonardo Menezes Vaz