[Longo (e filosofico)]Re: Pine e licenças (era: Re: DNS primário de secundá rio!!! Da prajuntar os dois numa maquina só???)

Olah!

Em Qui 28 Fev 2002 17:26, Gustavo Noronha Silva escreveu:
> [...]

	Ei.... Windows tb eh usado por milhares de pessoas e nem isso naum
faz com que seja bom.

| dá pra entender o porquê de as pessoas usarem windows não dá? =)

	Eh esse o meu ponto. Vc pode usar pine a vida inteira e naum
perceber que isso eh prejudicial para a comunidade do software livre
como um todo. Realmente.... eh dificil perceber no inicio.... talvez
nos tenhamos de escrever mais sobre isso, para esclarecer as
pessoas.... sei lah....

| querendo ou não a licença vem primeiro em qualquer coisa,
| infelizmente o mundo não é tão simples como devia ser... eu não
| acho ruim a pessoa usar windows, desde que compre a licença e a
| aceite

	Eu penso diferente. Eu acho ruim que a pessoa utilize Windows, mesmo
se comprar a licenca. Mas sou obrigado a reconhecer o direito que ele
tem de usar o que ele quiser, assim como gosto de que as pessoas
reconhecam o direito que tenho de me posicionar contra o Windows.
	Depois que tive o insight do software livre, soh escrevo e uso
software livre (na definicao dos DFSG). Advogo o opensource como um
meio intermediario.... como forma de compatibilizar o mercado jah
existente com esses novos paradigmas..... mas isso eh outra historia.
	Em todo caso.... espero que se somente duas opcoes forem
apresentadas: pine e outlook, que vcs escolham pine, pois apesar de
naum ser software livre, pelo menos traz o source. Mas isso naum
precisa acontecer! Temos o mutt, que eh um otimo mailer. Temos o
evolution, o kmail, o sylpheed (apesar das discussoes que tenho com o
KoV de vez em quando... mas ateh isso faz parte!). O ponto eh: naum
existem somente as opcoes pine e outlook. Por isso, toda a vez que eu
encontrar alguem usando pine, eu vou advogar o mutt, o kmail, ou o
que quer que seja.... e gostaria que todos fizessem isso.

	Essa comparacao naum eh justa. O Emacs naum eh soh um editor de
texto. Entre outras coisas, vc pode editar textos com ele. Gosto de
pensar no emacs como um ambiente.... Nesse sentido, vc soh precisa
ter o GNU/Linux e o emacs. Para quem sabe, substitui (e bem...) o X
Window. Ainda vou comprar um notebook velho (tipo um 486) e instalar
soh o emacs......
	Mas estou enveredando para a briga vi x emacs.... naum quero fazer
isso.

| engraçado... eu também tenho...  =)

	Mas eh justamente por isso que precisamos debater. Que interessa se
nunca chegarmos a um denominador comum? Temos sempre que chegar a um?
	Somos pessoas diferentes, com um conjunto de valores e experiencias
completamente diferentes..... somos **unicos**. Por mais parecidas
que nossas opinioes possam parecer.... elas saum taum unicas qto nos.
	O objetivo da discussao naum eh o denominador comum. O objetivo eh
contido na propria discussao... no proprio debate.... dizer pq eu
penso assim e tentar entender pq vc pensa de outra forma. Se vc for
mudar a sua posicao com isso ou naum, pouco importa. O "poder" da
discussao naum eh diminuido. Opinioes formadas e imutaveis saum uma
negacao intrinseca da natureza humana. Tenho minhas opinioes
formadas, mas *todas* saum mutaveis... basta que me convencam. Tem um
cara (que esqueci o nome) que diz que "OpenSource is about Open
Mind"... eu realmente acredito nisso.
	O problema eh que as pessoas costumam enxergar as discussoes como
briga. Isso estah errado intrinsecamente. Discussao != briga. Com a
discussao e com o debate eh que as melhores ideias da historia
apareceram (junto com algumas das piores tbem). E isso inclui as
discussoes internas (aquelas em que vc discute com vc mesmo).
	O interessante da mailing-list eh que as discussoes naum ficam
privadas. Isso aumenta a probabilidade de que as boas ideias que
surgirem das discussoes sejam percebidas, porque nem sempre a pessoa
que propos alguma ideia consegue entender todas as facetas de seu
proprio pensamento.

| e fomos para um assunto que eu considero totalmente válido ;)

	Exatamente. Naum eh flame-war (ninguem estah flameando ninguem). Nem
eh off-topic (se vc pensar que um dos objetivos da lista eh provocar
a discussao e advogar o software livre). Sim caros amigos! Isso naum
eh uma lista de suporte! O suporte eh somente um de seus objetivos
(retirado de http://www.debian.org/MailingLists/ : "Everyone is
encouraged to help development of Debian and to spread the word of
free software."). Mas concordo que mereciam ser discutidas numa mesa
de bar.

	No final, as coisas saum como o error (Eduardo Macan) costuma citar
(de George Bernard Shaw): "If you have an apple and I have an apple
and we exchange apples then you and I will still each have one apple.
But if you have an idea and I have an idea and we exchange these
ideas, then each of us will have two ideas."

	[]s

	Pablo

--
Pablo Lorenzzoni (Spectra) <spectra@debian.org>