Re: versões de pacotes, críticas à Debian, aceitando sugestões...

Olah!

Em Sex 01 Mar 2002 15:36, Vitor Horewicz escreveu:
<snip>
| 2.4, porém verifiquei que as versões do gcc, make, libc não eram
| aquelas necessárias para que essa tarefa pudesse ser completada.
| Como eu sei que as versões mais recentes são mantidas em formato
| .deb na distribuição unstable eu corri atrás delas. A atualização
| do sistema foi toda feita em cima da versão unstable e eu

	Naum precisava ter feito isso. Bastava que vc ajustasse a versao
preferida do sistema em potato ou woody (stable ou testing,
respectivamente), instalasse os sources do unstable no
/etc/apt/sources.list e atualizasse somente o gcc, make e libc
(explico como fazer isso depois).
	Isso estah documentado em um monte de lugares, um man apt ou uma
leitura do focalinux ou do guia pratico deveriam ajudar. Alem disso,
existem guias para utilizar o kernel 2.4 com stable. Era soh
perguntar aqui ou no IRC (ou procurar no google.com)
	Resumindo.... vc ficou com um sistema unstable sem necessidade....
adiante....

| verifiquei que várias partes do mesmo deixaram de funcionar, por
| exemplo o meu X.

	Sim... de stable para unstable tem uma enorme diferenca entre os X.
Mas isso eh facilmente resolvido... Tambem aqui vc poderia ter se
valido da nossa ajuda ou de algum guia escrito (tem um guia de
migracao de stable para testing que deveriam ajudar).
	Bem... o unstable eh, como o nome estah dizendo, unstable.... eh
desejavel que varios pacotes quebrem no unstable para poderm ser
consertados... isso seria inadmissivel no stable.

| Para corrigir o problema foi necessário proceder
| uma nova instalação.

	Novamente desnecessario. Vc provavelmente nunca deverah ter de
reinstalar um Debian. A unica excessao a essa regra eh
particionamento de HD, e mesmo assim, somente situacoes especiais
dentro desse topico.

|  Mais recentemente, exclusivamente por uma necessidade acadêmica,
| precisei instalar o Kylix 2 - Open Edition e me deparei com o
| problema de versões muito antigas de pacotes. O que eu fiz foi
| substituir apenas a glibc6 pela versão disponibilizada na unstable,
| sem fazer a atualização do sistema; resultado: funcionou. Mas
| quando eu retornei à versão original da glibc6 o Kylix parou de
| funcionar.

	Normal. Vc deveria utilizar o APT da maneira como citei acima. Ela
vai atualizar todas as partes do sistema para a libc necessaria. E
naum eh necessario "voltar a versao anterior".

|  A história toda foi só para ilustrar o meu drama: necessidade de
| compilar aplicativos que precisam de versões recentes de
| bibliotecas e outros pacotes e o desejo de utilizar um sistema
| totalmente livre.

	Esse eh um problema que serah resolvido em breve com o release do
3.0. Mas vc pode utilizar desde jah a versao "testing" do Debian, que
deverah trazer todos os beneficios que vc precisa e estah bastante
estavel. Dentro em pouco ela deverah ser chamada de stable, qdo
fizermos o novo release do Debian (v 3.0).

| A minha dúvida é, o que os usuários mais
| experientes dessa excelente distribuição fazem quando precisam de
| versões recentes de pacotes não suportados pela stable?

	A maioria dos desenvolvedores roda unstable direto, pq se aparecer
um problema podemos ajudar na correcao.
	A maioria dos usuarios experientes naum necessariamente
desenvolvedores, utilizam (1) um hibrido de stable e testing, (2)
testing puro, ou (3) um hibrido de testing e unstable. Mas
atualmente, a opcao (1) e (2) tb estah sendo utilizada pelos menos
experientes pq o testing estah extremamente estavel.
	Minha sugestao sobre o que vc deve fazer eh estudar como o sistema
do APT funciona. Ajuste a distribuicao padrao para testing e baixe os
pacotes atraves do apt (nada de baixar o pacote direto via ftp)
usando o esquema de versoes.
	Vou dar um exemplo pratico da minha maquina. Ela eh um hibrido de
testing e unstable. Meu /etc/apt/apt.conf tem a seguinte linha:
-----------------------
APT::Default-Release "testing";
------------------------
	O que faz com que a distribuicao padrao seja a testing. Meu
/etc/apt/sources.list tem as seguitnes linhas:
------------------------
# Woody
deb http://ftp.debian.org.br/debian testing main contrib non-free
deb http://ftp.debian.org.br/debian-non-US testing/non-US main
contrib non-free

# Unstable
deb http://ftp.debian.org.br/debian unstable main contrib non-free
deb http://ftp.debian.org.br/debian-non-US unstable/non-US main
contrib non-free
--------------------------------
	Dessa forma, por exemplo, qdo eu instalo um pacote que naum existe
em testing, ele busca da unstable. Se jah existir na testing ele usa
a da testing. Se existir na testing e eu, mesmo assim quiser o da
unstable, eh soh usar o comando:
----------------
apt-get install nome_do_pacote/unstable
---------------

	Sacou?

	Pra encurtar o email, que ficou gde demais, acho q vc deveria ler
mais sobre o apt... isso eh o basico do Debian e vai evitar que vc
repita bobagens como reinstalar todo o sistema qdo isso naum eh
necessario.

	[]s

	Pablo

--