Date: Thu, 28 Feb 2002 08:32:27 -0300
From: Christian Lyra <lyra@pop-pr.rnp.br>
To: Gustavo Noronha Silva <kov@debian.org>
Subject: Re: Entendendo a saída do comando free

OI,

> bom, iniciei o galeon e digitei http://127.0.0.1 a única coisa que mudou
> foi a linha do buffers/cache, nada do swap encher!

	isso era de se esperar... existem uma serie de detalhes da implementacao do
sistema de gerenciamento de memória do linux que eu nao vou saber de explicar
(nem mesmo eu sei). Mas o linux dizer que 240 Mb de memoria estao ocupados,
nao significa dizer que eles estao sendo ocupados. Por exemplo: vc abriu o
staroffice e o kernel carregou a tranqueira toda pra memoria. Dai vc encheu o
saco e fechou o staroffice. Aquele espaco que vc usou da memoria nao eh
desalocado imediamente... ele fica disponivel pro SO, mas se vc nao abrir
mais nada depois, ele fica la... Ai se vc resolver abrir ele (o staroffice)
de novo o SO aproveita o que ja estava na memoria... Caso vc resolve abrir
outro programa, aquele espaco eh sobre-escrito e o swap continua la intocavel.
	Se nao me engano isso eh o que se chama escrita preguicosa. ou seja o SO so
vai tomar alguma atitude quando for realmente necessario.
	Acho que o caminho eh esse... espero nao ter dito um monte de besteiras :-)

'
	Christian

--
kov@debian.org: Gustavo Noronha <http://www.metainfo.org/kov>