Recuperacao de File System

Pessoal,

Temos uma maquina com Linux (maquina 1) com problemas de file system (houve
uma queda de energia no meu depto e a maquina desligou abruptamente). Quando
tento reiniciar a maquina ela inicia a checagem de fs e trava !!

Eu gostaria de saber se ha pacotes ou mesmo comandos no Debian para que eu
recupere a HD dessa maquina 1.

Eu preciso de alguma forma recuperar os dados dessa HD.

A minha ideia seria instalar a HD da maquina 1 na maquina Debian, montar a
particao e rodar algum aplicativo de correcao !!!

Voces poderiam me ajudar

Obrigado

Giuliano