Re: Lista FreeBSD,em resposta a pergunta SF2002 e FreeBSD

Olá.

Em Wed, 6 Feb 2002 10:45:16 -0800 (PST) Raphael Marx <hender_marx@yahoo.com> escreveu:

[corta]

> O Governo do
> Estado
> parece ter feito uma op__o de cunho
> pol_tico-ideol_gico por GNU/Linux.
> Basta dar uma olhada na p_gina do "Projeto Software
> Livre RS" para ver
> que eu quero dizer:
>
> 	http://www.softwarelivre.rs.gov.br/

É verdade: o governo do estado do Rio Grande do Sul fez uma opção de cunho político e ideológico por GNU/Linux. E esta é uma afirmação sobre como as coisas são. E pelo tom do e-mail, sugeres que não deveria ser assim. E esta é uma afirmação sobre como as coisas devem ser. E desta, eu divirjo. Toda opção de um governante deve, creio e defendo, ter um cunho político e ideológico, o que não exclui, antes abarca, pontos de vistatécnicos sobre a questão. É para isto que elegemos representantes, para decidirem sobre certos assuntos de nossas vidas. E os elegemos baseados no perfil político e ideológico que nos apresentam quando se oferecem no pleito. É muito perigoso para a democracia quando alguém se apresenta como livre do suposto jugo da ideologia, alguém cujas decisões são estritamente técnicas, alguém com o manto da neutralidade. Ideologia, quero crer, não é palavrão. E, se é um mal, é um mal menor e necessário.

Com isto quero dizer: me parece legítimo criticarmos, de um ponto de vista técnico, a decisão do governo pela adoção deste ou aquele sistema. Não me parece legítima, contudo, a crítica de que a decisão não deve ser político-iedológica. Em minha opinião, pelas razões que apresentei, deve.

[corta]

> --
> Prof. Carlos A. M. dos Santos
> http://www.urisan.tche.br/~casantos
>     Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e
> das Miss_es
> Campus de Santo _ngelo, Depto. de Engenharias e
> Ci_ncia da Computa__o
> Av. Universidade das Miss_es, 393 - Santo _ngelo, RS -
> CEP 98.802-470

inté + v

--
Marcio Teixeira
Usuário "tchê" Linux no. 180204

"A vida é como uma boa prova escolar: é curta, com múltiplas escolhas."

O "world" não é o Word. Uso LaTeX: viva o código aberto!