Re: clones do word

Não poderia deixar passa a minha opinião sobre este assunto que sempre causa
polêmica.

Em Fri, 8 Feb 2002 19:06:32 -0200
Gustavo Noronha Silva <kov@debian.org> escreveu:

 GNS> os padrões não são apenas regulamentados... eles são como a língua de
 GNS> um povo, se formam através do uso... infelizmente o doc é um padrão
 GNS> sim, de comunicação entre empresas, e não há como escapar dele por
 GNS> enquanto...

Sim, isto é verdade... Creio que todos aqui devem levar em consideração que
infelizmente o MSOffice é um "padrão" em 90% das empresas em nosso país, mas
isto já está começando a mudar...
Não podemos simplesmente dizer:

"-A partir de hoje vamos todos utilizar StarOffice e pronto..."

Isto causaria uma barreira impressionante, pois os usuários criariam vários
problemas e impessílios afim de impossibilitar a migração.. em alguns casos
ainda é possivel de fazer uma migração passo-a-passo, setor-a-setor, mas
devem-se observar ainda se aplicativos, arquivos etc não vão depender ainda
do MSOffice, como o caso de Planilhas do Excel com macros, etc...
Isto é um ponto em que AINDA não temos como resolver...

Temos vários clientes, amigos, etc que utilizam o StarOffice com sucesso, porém
a imcompatibilidade com ALGUNS poucos arquivos, principalmente de planilhas do
Excel ainda ocorrem.

5 GNS> até lá sua empresa já perdeu o negócio que estava para fechar...

Acho a "ideologia" do Stallman um pouco "excessiva"..

Veja, se você trabalha somente o MSOffice (mais uma vez, não estou fazendo
jus ao programa, nem mesmo dependendo, longe disto, estou apenas exemplificando
uma real situação do mercado atual), e deseja migrar para o StarOffice, vai
precisar atentar para pontos como:

- Compatilidade
- Treinamento de pessoal
- Produtividade
entre outros

Isto é realmente um pronto importante a se ver...
Se o "case" não requer planilhas ou documentos extremanemte complexos, e os
usuários não perderão produtividade nesta migração!
Isto é o essencial em tempos como hoje, já que mais do que nunca, tempo é
dinheiro, e falando-se em tempo, temos que otimizá-lo sempre...
Portanto, ainda sou a favor de manter uma "certa estrutura" que seja julgada
ESSENCIAL para o bom funcionamento da empresa, visto que se ela ainda
depende desta tecnlogia, deve ser levada em conta, e não devemos tomar isto
como religião, forçando ou obrigando determinadas mudanças, que por sinal
sempre geram problemas e contratempos e novamente, perda de produtividade
e finalmente, -$$$.

Não é isto que importa para uma empresa ?

 GNS> para o usuário comum, sim

 GNS> ótimo para um trabalho científico, péssimo para a capa do trabalho de
 GNS> ciências da menina de quinta série

Concordo!
Não dá para ser radical!

Ainda mais porque isso não se encina em classe de escola!

Abraços a todos

José Roberto Kerne
Network Services
Power Consultoria e Informatica Ltda