Re: Novato na lista e no linux Debian

Em 07/02/02, Thiago Tiedtke dos Reis escreveu:

#> Ola amigos, me escrevi há poucos dias na lista, pois estou interessado
#> em aprender cada vez mais sobre o linux Debian. Instalei ele esses
#> dias, porém, alguns problemas ocorreram, eu estou usando a versao 2.2
#> r3 potato, e só possuo o disco 1, minha máquina tem as seguintes
#> configurações: K6 II 500, placa asus P5A-B, tudo off board, modem US
#> Robotics 56 k ISA PnP, Video Trident 8 MB, Som Sound Baster Generico
#> também PnP, 128 Mb RAM, CD-RW....Os problemas citarei agora:
#>
#> 1º) Uma coisa que estou tendo dificuldades, e de como configurar
#> permissoes de usuários para determinadas tarefas, por ex: definir as
#> permissões para um usuário acessar a internet através de uma conexão
#> discada, ou então para poder ler email atraves de uma conta pop3. Em
#> outras distribuições era permitido vc navegar na internet como root (ja
#> usei o conectiva, o mandrake, etc...) mas o debian não permite, vcs ja
#> sabem isso de cor e salteado, porem não entendo o processo de grupos de
#> usuarios, como configurar todas as permissoes de um usuario para poder
#> realizar tal tarefa. Os comandos do chmod de rwx eu entendi, mas estou
#> errando alguma coisa. por exemplo: tentei conectar-me pelo wvdial, com
#> o root, tudo ok, ele disca, verifica o protocolo ppp, porem ele não
#> permite que eu me utilize da conexão (o usuario root), entao criei um
#> usuário no grupo pppd (ou algo assim) ai liberou o wvdial, que antes
#> não estava acessivel para usuários comuns, porem ele não encontra o meu
#> modem, pois eu não tenho acesso as /dev/ttyS?....e isso que eu não
#> entendo, quais os arquivos que um programa necessita para poder
#> funcionar, quais grupos que eu tenho que adicionar para o usuário poder
#> se conectar à internet, em outras distribuições era fácil, porem no
#> Debian, se tornou um desafio. Por favor se alguem tiver um manual, algo
#> na internet mesmo, me envie ou passe o enderero.

	Tente da seguinte maneira:

	ls -l no arquivo (/dev/ttyS* por exemplo)

	usermod -G <lista de grupos> usuário

	Repita o ls -l para todos os dispositivos que você está tendo
problema para usar (para descobrir a que grupo pertencem).

	Depois, no usermod, você passa a lista completa de grupos que quer
que seu usuário faça parte.

	Para a conexão à internet, use o pppconf... ele tem opção de
incluir usuários comuns na lista "dos que podem" fazer conexão dial-up.

#> 2º) Como eu configuro a minha placa de som no Debian, existe algum
#> programa que ajude nesse processo ?

	A sua especificação de "SB Genérica" tá meio fora... se ela for
ISA, dê uma olhada no isapnp/sndconfig.

	Se for PCI, use o comando lspci -m pra ver que chip ela usa... daí
é só usar o modconf e configurar o módulo correto.

#> 3º) se não me engano o gdm é o regenciador de login no X, mas quando

	Já responderam em outra mensagem

#> 4º) A versão do netscape que vem a distribuição que eu citei não

	Já pediram mais info em outra mensagem! :)

#> 5º)'É possivel instalar a gravadora no Debian, como em outras

	Sim... pra situar... você vai precisar fazer "Emulação de SCSI"
pro seu gravador funcionar... tem um CD-Writing-howto que te ajuda
bastante.

	Batata