Novato na lista e no linux Debian

Ola amigos, me escrevi há poucos dias na lista, pois estou interessado em aprender cada vez mais sobre o linux Debian. Instalei ele esses dias, porém, alguns problemas ocorreram, eu estou usando a versao 2.2 r3 potato, e só possuo o disco 1, minha máquina tem as seguintes configurações: K6 II 500, placa asus P5A-B, tudo off board, modem US Robotics 56 k ISA PnP, Video Trident 8 MB, Som Sound Baster Generico também PnP, 128 Mb RAM, CD-RW....Os problemas citarei agora:

1º) Uma coisa que estou tendo dificuldades, e de como configurar permissoes de usuários para determinadas tarefas, por ex: definir as permissões para um usuário acessar a internet através de uma conexão discada, ou então para poder ler email atraves de uma conta pop3. Em outras distribuições era permitido vc navegar na internet como root (ja usei o conectiva, o mandrake, etc...) mas o debian não permite, vcs ja sabem isso de cor e salteado, porem não entendo o processo de grupos de usuarios, como configurar todas as permissoes de um usuario para poder realizar tal tarefa. Os comandos do chmod de rwx eu entendi, mas estou errando alguma coisa. por exemplo: tentei conectar-me pelo wvdial, com o root, tudo ok, ele disca, verifica o protocolo ppp, porem ele não permite que eu me utilize da conexão (o usuario root), entao criei um usuário no grupo pppd (ou algo assim) ai liberou o wvdial, que antes não estava acessivel para usuários comuns, porem ele não encontra o meu modem, pois eu não tenho acesso as /dev/ttyS?....e isso que eu não entendo, quais os arquivos que um programa necessita para poder funcionar, quais grupos que eu tenho que adicionar para o usuário poder se conectar à internet, em outras distribuições era fácil, porem no Debian, se tornou um desafio. Por favor se alguem tiver um manual, algo na internet mesmo, me envie ou passe o enderero.

2º) Como eu configuro a minha placa de som no Debian, existe algum programa que ajude nesse processo ?

3º) se não me engano o gdm é o regenciador de login no X, mas quando executo o login, ele chama novamente a tela te login, e isso entra num loop sem fim, mesmo com CRTL+ALT+BACKSPACE ele volta, dai som com outro terminal para dar um kill no processo.

4º) A versão do netscape que vem a distribuição que eu citei não funciona, ja tentei instalar pelo apt-get, mas ele da erro, alguem tem alguma dica ?

5º)'É  possivel instalar a gravadora no Debian, como em outras distribuições (Red-hat, Conectiva, etc...)

É, vou parar por aqui, senao....sei la....vao me mandar denovo pro Rwindows... :-P

Desde já, grato pela atenção...

Thiago Tiedtke dos Reis
tiedtke@uol.com.br