Re: Novato na lista e no linux Debian

Em Thu, 7 Feb 2002 23:48:01 -0200
"Thiago Tiedtke dos Reis" <tiedtke@uol.com.br> disse que:

Thiago, peça pro seu editor de correio eletrônico cortar as linhas ao
atingir uma dada coluna (preferencialmente < 80).

Vamos lá

> 1º) Uma coisa que estou tendo dificuldades, e de como configurar permissoes ...

Crie um grupo inet, internet ou dialout. O "dip" acho que até já vem "configurado" pra permitir
você ligar (pon) e desligar (poff) a conexão com internet (caso use ppp via pppconfig).
Devo admitir que eu uso o "kuser". É triste mas cada um tem que aprender a conviver
com o QI que a natureza lhe dotou... :-)

> 2º) Como eu configuro a minha placa de som no Debian, existe algum programa que ajude nesse processo ?

Qual placa? Você já olhou o pnpdump?

> 3º) se não me engano o gdm é o regenciador de login no X, ...
O gdm é o gerenciador de sessão do gnome. Há o xdm e o kdm (que eu gosto mais). Pelo fato
de você não estar conseguindo entrar deve haver um problema qualquer com o seu gerenciador
de janelas (gnome?). Tente chamar o gerenciador de janelas pelo sistema (sem o gdm, com o
comando "startx") e veja que mensagem de erro ele dá.

> 4º) A versão do netscape que vem a distribuição que eu citei não funciona, ja tentei instalar pelo apt-get, mas ele da erro, alguem tem alguma dica ?

"Dá erro" é um pouco vago. Mas você pode usar outros navegadores. Baixe o netscape 4.79 que,
apesar de não estar empacotado num deb dá pra instalar no seu usuário (que não seja o root,
por favor) e rodar. Os puristas da lista que me perdoem... :-)

Obs: navegar como "root" é mal visto pois pode sinalizar tentativa de invasão. Não é
elegante, não é de bom tom, não dá uma boa primeira impressão à maquina visitada.

> 5º)'É  possivel instalar a gravadora no Debian, como em outras distribuições (Red-hat, Conectiva, etc...)

Eu convivo perfeitamente bem (foi o último elo quebrado com o windows) com a minha
gravador de cdr/rw. É uma HP8100i. Funciona perfeitamente bem. Uso o gtoaster, xcdroaster
para gravar.

> É, vou parar por aqui, senao....sei la....vao me mandar denovo pro Rwindows... :-P

A missão aqui é salvar almas, não condená-las ao inferno! ;-)

disponha!

Cláudio