Wine e Cia ltda. (como resolver o problema gerado pelo corel draw)

Eu tive um problema que melou um wine que estava redondinho.
Tudo por que havia resolvido instalar um corel draw, que inclusive
reconheceu o Debian e fez uma instalação direcionada.
Mas o fato é que depois disso o wine passou a capotar, no melhor
estilo windows: derrubava o X com um sinal 11!
Depois de muito estressar, instalar e purgar o wine, libwine,
wine-utils diversas vezes eu resolvi o problema, do modo
mais amador possível: sem descobrir o porquê :-)
Primeira ação: dpkg --purge porcaria-do-corel-draw-e-toda-sua-laia.

O wine sempre capotava ao construir as métricas das fontes. Como tudo
que cheira a windows dá problema (Corolário 001 :-) eu renomeei
o /usr/lib/X11/fonts/TrueType para TrueType_ (pra ele não achar).
Rodei o wine, que reclamou mil, MAS RODOU. Voltei o diretório
para TrueType e tornei a rodar o wine. Voilà!: o wine ok de volta.

Para quem não conhece, eu realmente acho o wine sensacional.
Ele chia, ele grita "Fixme isso, Fixme aquilo", ele dá mil mensagens
de aviso... E RODA O APLICATIVO!!! :-) Eu já rodei o instalador
da Folha (cdrom com todos os textos de 2000) e diversos outros.

Abraço

Cláudio