Re: Instalação Debian GNU/Linux

On Thu, Feb 07, 2002 at 08:24:12PM -0200, Ricardo G. Alberto wrote:
> Sou usuário Windows e conheço bem os problemas desse SO.

(golpe de karatê corta aqui)

> Comecei a instalar aqui na minha máquina. Particionei meu HD e segui a
> sequencia do instalador do Debian. Instalou beleza...  é bem fácil...
> meu problema é...   e agora...
> Gostaria de saber se existe uma lista com uma sequencia das coisas a
> fazer...

 Uma das características do processo de instalação do Debian GNU/Linux é uma certa
 "flexibilidade". Isto é visto por nós com uma vantagem.
 Você não precicas se preocupar __excessivamente__ com a ordem da instalação.
 Como regra, siga a ordem que lhe é apresentada pelo instalador. Entretanto, você poderá
 "fugir" dela. O passo que já tiver sido tomado provocará uma alerta de que já foi feito.

> Não quero um lugar onde eu encontre tudo mastigado.. é que eu nem sei o que
> procurar...
>
> Por exemplo..  pra conectar a internet...  eu sei que tenho de instalar o
> driver de minha placa de modem (SM56 Motorola eu já tenho o driver...  ) mas
> e depois? instalo o driver? Recompilo o kernel? Configuro TCP/IP, Dial-ip?

 Uma maneira fácil de lidar com isso (sim, é possível complicar - bem, é possível
 __escrever__ o driver :-)) é instalar um programa chamado wvdial.

 $ apt-get install wvdial task-dialup

 Ele tentará detectar seu modem automaticamente. Isso é vantajoso, por dois motivo: você
 sabe que a conexão é possível; e, o software gera automagicamente uma linha de comandos
 de modem AT (que você pode modificar depois, se tiver manual do modem com eles - muita
 gente não tem).
 Os comandos AT do modem estarã gravado num aqruivo /etc/wvdial.conf
 O wvdial só pode fazer a conexão como root. Isso não é interessante, portanto necessitamos
 de outro método. É posssível alterar permissões, mas isso não convém, por segurança, segundo
 penso (hmmm, não vamos começar uma thread aqui, vamos???)

 $ ppconfig

 É um front-end para a instalação fácil de conexões PPP. Nele, você pode estabelecer permissões
 para usuários não-root a se conectarem.

 Podem surgir problemas, referentes ao que seu provedor solicita como prompt. Para isso,
 sugiro que instale o minicom, acesse seu provedor, e observe as mensagens que ele gera.
 O diálogo poderá ser alterado em /etc/chatscript/provider.

 Pelo menos por enquanto, acho que seu "driver" não será necessário.

> Esse é só um exemplo...
>
> Insisto em dizer... não quero nada pronto.. só quero saber se existe um
> lugar que mostre O QUE procurar...  depois eu me viro pra achar...

 Bom, também não precisa ser tão independente assim :-) Pode contar com a gente!

> Ricardo G. Alberto

  [ ]s
  Henry
  synthespian@uol.com.br