Instalação Debian GNU/Linux

Sou usuário Windows e conheço bem os problemas desse SO.

Ganhei de uma amiga um kit contendo 3CD´s com o Debian GNU/Linux kernel 2.2.

Gostaria de saber se vale a pena instalar com esse kernel e depois fazer um
update (não sei se é assim que se chama), ou é melhor tentar achar um kernel
mais novo.

Comecei a instalar aqui na minha máquina. Particionei meu HD e segui a
sequencia do instalador do Debian. Instalou beleza...  é bem fácil...
meu problema é...   e agora...

Gostaria de saber se existe uma lista com uma sequencia das coisas a
fazer...

Não quero um lugar onde eu encontre tudo mastigado.. é que eu nem sei o que
procurar...

Por exemplo..  pra conectar a internet...  eu sei que tenho de instalar o
driver de minha placa de modem (SM56 Motorola eu já tenho o driver...  ) mas
e depois? instalo o driver? Recompilo o kernel? Configuro TCP/IP, Dial-ip?

Esse é só um exemplo...

Insisto em dizer... não quero nada pronto.. só quero saber se existe um
lugar que mostre O QUE procurar...  depois eu me viro pra achar...

Abraços,

Ricardo G. Alberto