Re: Atualizacao de Sistemas

Olah!

	Bem.... vamos tentar ajudar.

Em Seg 28 Jan 2002 09:36, Giuliano Cardozo Medalha escreveu:
<snip>
| A minha primeira duvida quanto a migracao do sistema e:
|
| Tendo uma terceira HD, onde eu vou instalar o Debian, ela
| reconhecera a HD montado em /storage ?

	O Debian poderah reconhecer o HD montado em storage, mas ele naum
sabe isso de antemao. Durante a instalacao do Debian voce terah de
informar onde montarah a particao especificada.
	Sugiro que vc imprima o /etc/fstab para saber a qual device se
refere  /storage (e tambem por precaucao). No momento da instalacao
do Debian vc terah a oportunidade de montar uma particao linux jah
inicializada, logo apos montar o root (/). Nesse momento vc entra com
as informacoes necessarias.
	**Cuidado** Um erro muito comum (eu mesmo jah cometi varias vezes)
eh que ao instalar um novo HD os devices podem mudar (o que era
/dev/hda pode virar /dev/hdb), e na hora de inicializar uma particao
nova vc pode, acidentalmente, destruir a particao antiga.... daih
naum tem volta!!!

| Com eu crio novos usuarios que possam utilizar a mesma estrutura de
| diretorios que estava antes (no /storage) ? E so copiar o
| /etc/passwd ?

	Em tese sim. Mas vc deve ter cuidado para copiar tambem o
/etc/shadow se a distribuicao antiga utilizava shadow passwords.
Tambem deve tomar cuidado para descobrir se a distro antiga usava MD5
na criptografia das senhas. Essas opcoes devem ser ativadas durante a
instalacao do Debian para que fiquem da mesma maneira que na distro
antiga, dessa forma possibilitando que vc utilize os arquivos
antigos. Lembre-se de copiar /etc/group tb.

| Como eu mantenho as restricoes de quota ?

	Essa eu pulo. Naum uso quotas.

| Como eu faco upgrade do sendmail para o qmail, sem que os usuarios
| percam os emails que estao na maquina (/var/spool/mail) ?

	Pode fazer sem medo. Os arquivos em /var/spool/mail em geral naum
saum mexidos.
	Posso sugerir que em vez do qmail vc use postfix ou exim. Ambos saum
bastante seguros (ok... naum tanto qto o qmail) e saum software livre
(ao contrario do qmail, que eh freeware). O Debian, historicamente,
suporta melhor o software livre que o freeware. Alem disso, o postfix
tem uma certa preferencia na comunidade, o que pode levar a um melhor
suporte, e o exim eh o MTA padrao do Debian, o que significa que,
naum soh estah sendo ativamente desenvolvido, mas tem um time de
desenvolvedores que cuidam somente dos pacotes essenciais, como ele.

| Em relacao ao FTP u utilizei o wu-ftpd pois foi o unico que
| apresentou um script que restringia os usuarios a area deles !!! Da
| pra utilizar o wu-ftpd no Debian ?

	Dah. Mas eu recomendaria fortemente o proftpd. Aqui a questao da
seguranca fala mais alto. Chegou uma epoca em que os exploits do
wu-ftpd eram mais frequentes que os do sendmail!!! O proftpd eh mais
seguro (e mais facil).

| Gostaria da ajuda de voces.
|
| Obrigado

	De nada.... espero ter contribuido.