Re: Atualizacao de Sistemas

Em Mon, 28 Jan 2002 09:36:35 -0200
Giuliano Cardozo Medalha <giuliano@usp.br> escreveu:
> [...]

 GCM> Debian e 1 com Red Hat 7.1) e cada uma tem uma necessidade especifica.

 GCM> Gostaria de mudar a distribuicao da terceira maquina acima citada pra
 GCM> Debian

 GCM> E um  computador que faz NAT (FTP, Webmail + Sendmail + Quotas) e possui 2
 GCM> HDs e 2 placas de rede (Intel) com placa mae Asus ("crua").

 GCM> Um HD contem o sistema operacional e o outro os diretorios pessoais dos
 GCM> usuarios (monstado numa particao chamada de /storage).

 GCM> A minha primeira duvida quanto a migracao do sistema e:

 GCM> Tendo uma terceira HD, onde eu vou instalar o Debian, ela reconhecera a HD

Sim... basta colocá-lo no /etc/fstab

 GCM> Com eu crio novos usuarios que possam utilizar a mesma estrutura de
 GCM> diretorios que estava antes (no /storage) ? E so copiar o /etc/passwd ?

Bem. Seria aconselhável você copiar o /etc/passwd e /etc/shadow da distro antiga,
e logo depois, copiar as entradas existentes anteriomente, criando os homes
dos usuários... Assim os usuários poderiam acessar seus homes e os diretórios
com as permissões específicas...

 GCM> Como eu mantenho as restricoes de quota ?

Deverá re-aplicar as quotas para o novo disco.. as informações antigas continuam
valendo, porém, recomendo que monte o sistema de arquivos com a opção (usrquota)
na boa...
Creio que não terá problemas...

 GCM> Como eu faco upgrade do sendmail para o qmail, sem que os usuarios percam os
 GCM> emails que estao na maquina (/var/spool/mail) ?

Hm.... Creio que seria necessário que você receba os e-mails com o qmail amigo!
Tente encaminhar os e-mails para outro servidor, e recebê-las novamente mais
tarde, via fetchmail por exemplo.. pode ser uma alternativa...

outra opção seria você criar um virtual-server para o qmail e fazer com que
o sendmail encaminhe as msg para o qmail...

Seria interessante!

 GCM> Em relacao ao FTP u utilizei o wu-ftpd pois foi o unico que apresentou um
 GCM> script que restringia os usuarios a area deles !!! Da pra utilizar o wu-ftpd
 GCM> no Debian ?

O proftpd faz isto meu amigo!
Ele é melhor que o wuFTPD, já que é mais configurável!
Verifique as configurações do /etc/proftpd.conf para mais detalhes...
Dá para fazer muito mais do que o wuftpd faz...

Experiência própria...

José Roberto Kerne
joseroberto@dicaslinux.com.br
Dicas Linux - http://www.dicaslinux.com.br