Atualizacao de Sistemas

Pessoal,

Desculpe tantas duvidas, porem estou com 3 maquinas rodando linux (2 com
Debian e 1 com Red Hat 7.1) e cada uma tem uma necessidade especifica.

Gostaria de mudar a distribuicao da terceira maquina acima citada pra
Debian

E um  computador que faz NAT (FTP, Webmail + Sendmail + Quotas) e possui 2
HDs e 2 placas de rede (Intel) com placa mae Asus ("crua").

Um HD contem o sistema operacional e o outro os diretorios pessoais dos
usuarios (monstado numa particao chamada de /storage).

A minha primeira duvida quanto a migracao do sistema e:

Tendo uma terceira HD, onde eu vou instalar o Debian, ela reconhecera a HD
montado em /storage ?

Com eu crio novos usuarios que possam utilizar a mesma estrutura de
diretorios que estava antes (no /storage) ? E so copiar o /etc/passwd ?

Como eu mantenho as restricoes de quota ?

Como eu faco upgrade do sendmail para o qmail, sem que os usuarios percam os
emails que estao na maquina (/var/spool/mail) ?

Em relacao ao FTP u utilizei o wu-ftpd pois foi o unico que apresentou um
script que restringia os usuarios a area deles !!! Da pra utilizar o wu-ftpd
no Debian ?

Gostaria da ajuda de voces.

Obrigado

Giuliano