Re: SiS 6326

Oi,

Também tenho essa placa e também já passei por esse problema. Não adianta
tentar usar o XF86Setup. A SiS6326 não funciona com o xserver-vga16,
necessário para rodar o XF86Setup. Se você instalou o pacote xserver-svga,
veja /usr/doc/README.SiS.gz, na seção Troubleshooting. Para configurar
essa placa, é melhor usar o xf86config.

Quanto ao seu problema com o mouse, pode ser por causa do gpm. Eu não
usava, mas resolvi fazer o teste. Instalei e mudei a seção pointer no
XF86Config para usar o dispositivo /dev/gpmdata. Depois disso, o mouse
realmente ficou louco. Isso ocorreu porque no arquivo de configuração do
gpm (/etc/gpm.conf) o mouse era configurado como repetidor usando o
protocolo ms3. Alterei com o gpmconfig para usar o protocolo raw.
Dúvidas? -> man gpm

Veja como ficou a seção pointer no /etc/X11/XF86Config:

Section "Pointer"
	Device		"/dev/gpmdata"
	Protocol	"PS/2"
	Emulate3Buttons
	ZAxisMapping	4 5
EndSection

E veja como ficou o /etc/gpm.conf:
device=/dev/psaux
responsiveness=
repeat_type=raw
type=ps2
append=""

Em Sat, 26 Jan 2002 17:35:09 -0200
Giuliano Cardozo Medalha <giuliano@usp.br> escreveu:

> Oi,

> Vi sua pergunta e posso tentar ajuda-lo, pois pelo menos parte do
> problema
> eu ja resolvi

> Bom, a minha placa e uma SiS 6326 PCI (parece que o modelo AGP nao tem
> problemas)

> E importante voce saber o tipo de mouse que voce tem, e onde ele esta
> ligado
> (ps2, serial, usb, etc...). Alem de informacoes sobre a placa, etc.

> Os pacotes importantes a serem instalados sao (apt-get install ...):

 <corta>

> O pacote xf86setup pode nao ajudar, mas nao custa tentar ( o meu nao
> funcionou)

acho que não vai funcionar mesmo...

> [...]

> Se nao der certo, voce pode fazer de duas maneiras: editar o arquivo
> /etc/X11/X86Config

> Ou, (mais facil se voce nao conhece o script) rodar o comando xf86config
>

> Ele te dara um menu interativo passo a passo pra voce configurar o mesmo
> script

> Aqui e importante ter inforamcoes do seu micro e dos dispositivos que
> ele
> tem

> Eu nao estou na minha maquina agora, poremna Segunda posso te enviar o
> escript que roda (sem o muse funcionar, infelizmente)

E eu também :)

--
Paulo R. Ormenese
GNU/Linux User #200782