debian + apsfilter + lprng + smb. Onde está o problema?

Gente,

	Estava com problemas com o apsfilter + lprng. Não conseguia
imprimir nem ....

	Depois de muito trabalho, cheguei à solução.

	o debian, por default, coloca o /var/spool/lpd como:

drwxr-xr-x    9 root   root         4096 Jan 16 12:45 lpd

	Na configuração do apsfilter, ele diz que o dono de
/var/spool/lpd é o root.root e pergunta se está tudo ok. Como é de praxe
fazer e supondo que o mantedor do pacote já está prevendo esse tipo de pergunta,
 a gente aperta ENTER supondo que o sistema está oferecendo a
alternativa correta. Eu particularmente ativei o suporte a impressão via
samba, o que gera um arquivo contendo a senha. Este arquivo é salvo como
-rw------- e o dono é o root, já que o apsfilter pensa que quem roda o
processo do lpd (do lprng) é o root, como confirmado inicialmente.

	No entanto, o lprng roda como usuário daemon. Isto implica que
quando ele chama o apsfilter este também está rodando como daemon e
quando este tenta ler o arquivo de configuração da senha para imprimir
via smb(o dono é o root e modo 600), ele não consegue e a impressão não ocorre.

	Bom.. a pergunta final é... Quem deveria mudar alguma coisa ai??
Isto é para saber quem deveria ser comunicado sobre o problema.

	Me parece que a pemissão inicial do /var/spool/lpd deveria estar
setada inicialmente para daemon.root.

	Obrigado,

[]s

--