Re: debian + apsfilter + lprng + smb. Onde está o problema?

Em Qua 16 Jan 2002 13:30, Joel Franco escreveu:

{snip]

> 	Na configuração do apsfilter, ele diz que o dono de
> /var/spool/lpd é o root.root e pergunta se está tudo ok. Como é de praxe
> fazer e supondo que o mantedor do pacote já está prevendo esse tipo de
> pergunta, a gente aperta ENTER supondo que o sistema está oferecendo a
> alternativa correta. Eu particularmente ativei o suporte a impressão via
> samba, o que gera um arquivo contendo a senha. Este arquivo é salvo como
> -rw------- e o dono é o root, já que o apsfilter pensa que quem roda o
> processo do lpd (do lprng) é o root, como confirmado inicialmente.

   Bem, a alternativa correta é variável em cada caso.

> 	No entanto, o lprng roda como usuário daemon. Isto implica que
> quando ele chama o apsfilter este também está rodando como daemon e
> quando este tenta ler o arquivo de configuração da senha para imprimir
> via smb(o dono é o root e modo 600), ele não consegue e a impressão não
> ocorre.
>
> 	Bom.. a pergunta final é... Quem deveria mudar alguma coisa ai??
> Isto é para saber quem deveria ser comunicado sobre o problema.
>
> 	Me parece que a pemissão inicial do /var/spool/lpd deveria estar
> setada inicialmente para daemon.root.

Talvez fosse o caso de reportar um bug wishlist pedindo para o mantenedor do
apsfilter sugerir como padrão root.daemon e para ele acrescentar informação
sobre isso, possivelmente, no README.Debian. Seria interessante verificar se
todos os servidores de impressão fornecidos com o Debian realmente são
executados com o usuário daemon e não somente o lprng, para realmente saber
se o *culpado* é mesmo o apsfilter.

--
André Luís Lopes
andrelop at ig dot com dot br