Re: exim não dispara

On Mon, Dec 10, 2001 at 06:52:22PM -0200, André Luís F. Tinoco wrote:
> Olá pessoal
> Estou tendo algumas dificuldades com meu correio, principalmente com o mutt
> e o exim. Bem são algumas coisas:
> 	1a. Meu exim não dispara no boot, e quando eu tento dispara-lo manualmente, fica dando esta mensagem:
> "exim: neither action flags nor mail addresses given"
> 	2.a Meu mutt fica dando mensagem de que não possui a pasta do andre (meu login) no /var/spool/mail/. Tenho que cria-lo?
> Se alguem puder me ajudar, serei grato

   Sobre o exim, não sei lhe responder, visto que utilizo postfix. Mas
	 cada um tem suas preferências.

	 Sobre o Mutt, iniciei minha jornada no uso do mesmo ainda ontem e me
	 deparei exatamente com o problema dele não reconhecer minha caixa de
	 mensagens. Pesquisando por aí (google ajuda), descobri que alguns
	 servidores de mensagens pela Internet têm a (má) mania de retirar
	 cabeçalhos de mensagens ou *estragar* o cabeçalho From de algumas
	 mensagens. Uma vez que esse mensagem *estragada* entra em sua caixa,
	 você não consegue ler o restante através do Mutt.

	 Como uso o trio mutt+procmail+fetchmail coloquei logo no início de meu
	 ~/.procmairc o seguinte recipe :

	 :0 fhw
	 | formail -I "From " -a "From "

	 E depois disso você coloca suas regras (recipes) como de costume.
	 Aqui funciona que é uma beleza :-) Essa regra basicamente passa todas
	 as mensagens recebidas e processadas pelo procmail para o formail
	 (que faz parte do pacote do procmail) para que ele reescreva o
	 cabeçalho From das mensagens consertando o erro dos cabeçalhos
	 *estragados*.

	 Ainda não consegui uma maneira de recuperar a caixa que continha as
	 mensagens problemáticas, mas como haviam somente poucas mensagens não
	 muito importantes, decidi apagar a caixa antiga e deixei que a mesma
	 fosse criada novamente de forma automática assim que uma mensagem que
	 fizesse match com uma regra do procmail filtrasse e fosse enviada
	 para essa caixa (se a caixa não existe, ela é criada
	 automaticamente).

	 O problema de recuperar as caixas deve ser fácil de resolver, só não
	 tive curiosidade para tentar. Como o formail lê sua entrada da
	 entrada padrão, teoricamente seria somente jogar sua caixa para ele
	 usar como entrada (só um chute).

--
André Luís Lopes
andrelop at ig dot com dot br