Re: Lançamento do primeiro pacote de páginas de manual traduzido para o pt_BR (fwd )

Em Fri, 10 Aug 2001 18:04:06 -0300 (EST)
"Ricardo Castanho de O. Freitas" <english.quest@best-service.com> escreveu:

> Kov!
> é a este tipo de atitude que eu me referi! Estamos falando de GNU/Linux!
> E pelo que sei a Debian faz parte deste princípio... mais do que qualquer
> outra! [Favor corrigir se estiver errado!]
que atitude? quem fez alguma coisa? Pelo que entendo, o nosso amigo somente
quis ressaltar que o LDP-BR é realmente um projeto de todas as dists e
não um projeto Conectiva... não concorda? O fato de o coordenador ser usuário
de slack mostra a isenção do LDP-BR

> Ao contrário desta lista que é específica para Debian, a LDP-BR não é
> propriedade de nenhuma distro, senão perde o valor!Creio eu....
A LDP-BR perde seu valor se for de uma única distro mas o Debian-BR
perde o valor se for de todas =)

Nós estamos *assumidamente* trabalhando para fazer *em primeiro lugar*
um sistema *totalmente livre* e universal, o que não bate com a vontade
de todos, visto que a conectiva, por exemplo, tem um mercado específico...

Nós estamos *assumidamente* trabalhando para que o Debian seja a escolha
de mais e mais pessoas... o que significaria um tipo de competição com a
CNC, por exemplo... mas como nós somos uma comunidade e não uma empresa,
não vemos isso como competição, vemos como um tipo de mutualismo... (quando
eu digo 'nós' eu quero me referir a 'o Debian-BR', já que não tenho competência
para falar pelo Debian =))

E se pararmos de traduzir documentação específica do Debian, não é o LDP-BR
que o vai fazer por nós, infelizmente... Mesmo que o LDP-BR queira ser
totalmente universal ainda aparecem uns "Conectiva Linux" dentro dos HOWTOs
vide:

" De qualquer forma, se foi instalada uma distribuição Red Hat ou
  Conectiva Linux, tem-se a opção de instalá-lo como um pacote. Algumas
  outras distribuições também incluem os binários do Samba."
-- Samba-HOWTO

no documento original, lê-se:

" In most cases, though, your Linux distribution will already come with
  an installable package containing a recent version of Samba."
-- SMB-HOWTO

que não cita Conectiva... um zgrep -r no meu /usr/share/doc/HOWTO/pt-text
mostra, por exemplo:

Bootdisk-HOWTO.pt_BR.txt.gz:  ·  Usar um de uma distribuição como Slackware, Red Hat,
Conectiva
dosemu.pt_BR.txt.gz:  favorita de Linux (por exemplo, Conectiva Linux, Red Hat,
Slackware,
MILO-HOWTO.pt_BR.txt.gz:  Caso se esteja instalando o Conectiva ou Red Hat Linux,
então será
nfs.howto.pt_BR.txt.gz:  Caso se esteja utilizando uma distribuição muito boa (como o
Conectiva
XFree86-HOWTO.pt_BR.txt.gz:  (Se você estiver executando um Linux Red Hat ou
Conectiva Linux, pode-

o Debian aparece no Portuguese HOWTO =)

é nosso propósito fazer com que o Debian tenha também sua documentação
disponível, e por isso é que (isso era uma dúvida frequente anteriormente...)
não podemos ser LDP-BR... nossos propósitos, embora sejam de colaboração,
são totalmente distintos... O Debian tem problemas e soluções muito diferentes
das normais... dhelp, dwww, modconf, update-* devem ser documentados.. e
isso cabe a nós =)

Não entendam isso errado... nós, os debianers, temos (tirando alguns
usuários meio nervosinhos =)) grande consideração pelo que o LDP-BR
faz, e com a CNC por ajudar nisso... embora todos saibamos que o projeto
é uma coisa voluntária e não uma coisa *da* conectiva =)

acho que isso esclarece as dúvidas restantes quanto às relações...
estamos aqui pra cooperar, não para briguinhas bobas =) certo?
Vamo pra frente que atrás vem gente =)

[]s!

|  .''`.  | Debian GNU/Linux: <http://www.debian.org>            |
| : :'  : | Debian BR.......: <http://debian-br.sourceforge.net> |
| `. `'`  |                  Be Happy! Be FREE!                  |
|   `-    |             "Think globally, act locally!"           |