Re: (linux-br) Faculdade de Sistema deInformações (OFF Topic )

Em Ter 07 Ago 2001 12:25, Antonio Alberto Lobato escreveu:

> 	Uma boa referencia pra voce pegar como exemplo eh em
> www.soc.if.usp.br. Eh a pagina de um projeto que temos la na Usp, com
> o fim, entre outros, de divulgar o OS Linux. Tambem ah disciplinas
> com o fim de se estudar linux, em http://latt.if.usp.br/fma215/
>
> 	Creio ser fundamental, para uma faculdade de Sistema de
> Informacao, que se aprenda linux, pelo crescimento que este esta
> tendo e por seu vasto uso nos melhores sevidores.

	Linux tem  mercado. Mas o problema não é o mercado.
O problema é que para compreender como o Windows funciona é necessário
aprender computação e com o Windows o sujeito não aprende computação.
Utilizando sistemas abertos o sujeito terá condiçoes de utilizar melhor
o Windows.   Os sistema abertos  formam  uma Universidade Aberta.
           As escolas que utilizam Windows como base do seu sistema
de ensino são corruptoras de jovens.
Um sistema fechado é uma droga que o fabricante coloca gratuitamente
em uma universidade e adoça a boca de um ou outro diretor ou reitor.
Porém, o que acontece? O coitado do desinformado jovem aprende a
*operar*  um ou outro sistema e fica dependente daquele programa e
se torna a extensão do braço de marketing da emprersa sem ganhar um
tostão para isto.  Sai por ai instalando ou opernado o mesmo sistema
que viu na escola porque só aprendeu a *operar* aquela coisa.  Ai,  um
dia o fabricante muda a versão da coisa e o coitado fica obsoleto,
tem que pagar para ser retreinado, como cachorro. Um concorrente
aparece com uma alternativa melhor, pronto, o coitado fica na mãos
dos marqueteiros.
	Meninos e meninas, a pessoa precisa aprender a ciência da coisa.
Para aprender a ciencia da coisa a coisa tem que estar aberta para
livre investigação.  Quando eu vou contratar *técnicos*  - não
cientistas ! -  eu já descarto os viciados em bitolas. Um bom técnico é
aquele que sabe o que faz, pois no mundo
real as coisas nunca são as bitolas que o sujeito vê nas escolas
profissionalizantes - as técnicas estão sempre ficando obsoletas. O
técnico que não sabe o que faz fica obsoleto juntamente com a
tecnologia que aprendeu a operar.
	Uma referência adequada de Universidade pequena que
ficou conhecida no Brasil inteiro e acabou sendo respeitada graças ao
Linux é a Univates do Rio Grande do Sul.

Odair