Re: MANIFESTO de ÉTICA em informática

Eduardo Marcel Macan wrote:

Do desenvolvimento contratado de programas.

	O desenvolvedor contratado para desenvolver programas deverá sempre
	entregar especificações técnicas detalhadas do produto desenvolvido
para o contratante, e todo o código-fonte envolvido na produção do mesmo , bem como a lista de pré-requisitos necessários para transformar o código-fonte em código objeto utilizável pelo contratante. O contratante deve poder ser capaz de alterar e corrigir o código-fonte fornecido, e gerar a partir do mesmo
	um programa utilizável.

Veja que eu não estou tentando obrigar ninguém a fazer software livre,

Teoricamente você está certo, eu também gostaria que fosse assim. Mas na prática pode soar como interferência em projetos privados.

	Sugestões:

A. Se tua intenção é uma declaração de princípios a ficar como um ideal à Projeto GNU, está perfeito do jeito que está.

B. Se tua intenção é que isso seja adotado em um prazo razoável como um procedimento padrão por empresas tradicionais de informática, colocado como um código de ética a ser adotado por alguma "Ordem dos Programadores" à OAB ou mesmo pelo SindiPD, então sugiro que exija-se somente as especificações técnicas:

> entregar especificações técnicas detalhadas do produto desenvolvido
, inclusive formatos de todos os arquivos gerados e protocolos de programação ou comunicação,
> para o contratante
.

Da prestação de serviços de suporte.

	É ilegal induzir intencionalmente um erro futuro visando uma
	nova chamada de suporte.

Pode surpreender alguns, mas uma amiga da minha esposa chamou 3 vezes o
mesmo técnico até perceber que o computador dela dava problema a cada
exatos 30 dias... trocou de técnico e só precisou de uma chamada... sacaram? Eu gostaria que isso fosse crime.

	Bom, aí entra naquela questão, eu gostaria que esse Manifesto

Ético fosse um projeto de lei.  Creio que teria mais chances de ser

aprovado que o projeto atual que exige preferência por programas livres

nas concorrências públicas, já que não interferiria nos contratos públicos,
não seria uma preferência explícita por sistemas livres,
e beneficiaria muito mais usuários que somente o governo.  Aliás daria
para fazer uma campanha pública pela adoção de um projeto de lei como esse, não apenas um abaixo-assinado como o existente pelo projeto atual.

	Aliás todo mundo já assinou o apoio ao atual projeto?

E se fosse lei então a situação da amiga de sua esposa seria crime. Aliás acho que seria crime mesmo hoje, se houvesse como provar o que aconteceu para um juiz.

--
 _
/ \   Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra         +55 (11) 3040 8913