Re: MANIFESTO de ÉTICA em informática

Mais uma vez não vou me preocupar muito com a redação inicial, mas acabo de
lembrar uma outra área em que algumas regras de "boas maneiras" caiam bem...

Do desenvolvimento contratado de programas.

	O desenvolvedor contratado para desenvolver programas deverá sempre
	entregar especificações técnicas detalhadas do produto desenvolvido
	para o contratante, e todo o código-fonte envolvido na produção do
	mesmo , bem como a lista de pré-requisitos necessários para
	transformar o código-fonte em código objeto utilizável pelo
	contratante. O contratante deve poder ser capaz de alterar e
	corrigir o código-fonte fornecido, e gerar a partir do mesmo
	um programa utilizável.

Veja que eu não estou tentando obrigar ninguém a fazer software livre,
mas a prestar serviços de maneira ética. Eu com a core sempre fazia isso,
porque sabia que a core poderia durar menos que meus programas e que
como diz aquela música dos beatles... "... life flows within you and
without you"

Da prestação de serviços de suporte.

	É ilegal induzir intencionalmente um erro futuro visando uma
	nova chamada de suporte.

Pode surpreender alguns, mas uma amiga da minha esposa chamou 3 vezes o
mesmo técnico até perceber que o computador dela dava problema a cada
exatos 30 dias... trocou de técnico e só precisou de uma chamada...
sacaram? Eu gostaria que isso fosse crime.

--
Eduardo M. Maçan                                macan (at) colband.com.br
"The buttons I press don't even exist"          macan (at) debian.org